×

Maceió

Movimentos sociais realizam ato público no Centro de Maceió

Brasileiro está sendo consultado sobre limite à propriedade rural

Um ato público organizado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e contra a Criminalização no Campo teve inicio nesta segunda-feira, 30, no Centro de Maceió. Até o dia 07 de setembro, os alagoanos poderão votar em mais de uma centena de urnas se querem ou não um limite máximo de tamanho para a propriedade de terra., consulta que também acontece no resto do país.

Segundo a assessoria de imprensa do MST em Alagoas, a conjuntura agrária alagoana segue um atraso secular de não desenvolver alternativas a uma produção única de açúcar e álcool às custas do esgotamento dos solos e da super exploração da mão-de-obra do trabalhador. Não bastasse sermos o Estado com maior concentração de terras do país, segundo o Censo Agropecuário divulgado em 2009, a nova expansão da fronteira da cana-de-açúcar estimulada pelo acordo dos agrocombustíveis em plano global volta a expulsar os trabalhadores de suas terras no campo e amontoá-los nas cidades com mais favelas e grotas.

Além da votação nas urnas, a Campanha pelo Limite da Propriedade de Terra também está recolhendo assinaturas em um abaixo-assinado para aprovar a Emenda à Constituição, que acrescentará ao artigo 186 um inciso associando o limite de 35 módulos fiscais ao cumprimento da função social da terra. Hoje o cumprimento desta função social está ligado ao enquadramento nas legislações trabalhista e ambiental, além de índices de produtividade.