×

Alagoas

Movimentos sociais protestam contra falta de políticas públicas em Alagoas

Milhares de pessoas participaram do ato na manhã desta quinta-feira, 18

Como forma de protestar contra a falta de investimentos e políticas públicas do governado de Alagoas, milhares de manifestantes invadiram o Centro da capital Maceió na manhã desta quinta-feira, 18. Diversos movimentos sociais participaram do ato que terminou na frente do Palácio República dos Palmares e faz parte da Jornada de Lutas em Defesa de Alagoas.

Com faixas e bonecos, os integrantes de movimentos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Comissão Pastoral da Terra (CPT), e do Movimento Sem Terra (MST), mostraram sua indignação com o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB).

Caravanas vindas de vários municípios alagoanos participaram da solenidade. Os manifestantes cobraram também do governador uma atitude mais enérgica para combater o alto índice de violência em Alagoas, que o ocupa o topo do ranking dos estados mais violentos do país.

Os bonecos utilizados durante a manifestação representavam o governador Teotonio Vilela e alguns secretários de Estado, como Adriano Soares (Educação), Defesa Social (Dário Cesar) e Jorge Villas Bôas (Saúde), áreas em que, segundo os manifestantes, a falta de investimentos tem feito a população sofrer desde 2006.

Enquanto a população protestava pelas ruas, um helicóptero da Polícia Militar sobrevoava o Centro de Maceió. Para os manifestantes, o ato teve o objetivo de tentar intimidar e silenciar os movimentos sindicais.