×

Meio Ambiente

Movimento ecológico discute escassez de água em Penedo

O Movimento Ecológico Filhos do Velho Chico – O Pirá promove o seminário “Água: A escassez na abundância, uma vida depende da outra”, evento que acontece em Penedo nesta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água. Os debates serão realizados no auditório da Casa de Aposentadoria, a partir das 9 horas, na data que serve de alerta sobre os problemas que a humanidade enfrenta por causa da falta do nosso bem mais precioso.

Sintonizada com essa causa mundial, a organização não-governamental promotora do seminário traz para Penedo o jornalista e ambientalista alagoano Anivaldo Miranda, atual presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Profundo conhecedor de questões relacionadas ao meio ambiente, especialmente da degradação do Rio da Unidade Nacional – um dos sinônimos do Rio São Francisco -, Anivaldo Miranda também é membro do Fórum Nacional em Defesa do Meio Ambiente.

De acordo com a presidente da ong O Pirá, a professora Benalva Santos, o seminário foi divulgado nas escolas de Penedo por meio de parceria com o grupo Os Desbravadores. Ela também informou que a entrada é franca e que o presidente do CBHSF e o Secretário Executivo do mesmo comitê, o também jornalista e ambientalista Maciel Oliveira – que apoia a realização do evento – estão em Brasília para discutir a proposta de redução da vazão do Velho Chico apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O órgão responsável pela coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica no Brasil pretende diminuir o volume de água liberado a partir das barragens das hidrelétricas. A medida pode até manter uma quantidade mínima de água nos lagos de Xingó e Sobradinho, por exemplo, mas implica no agravamento dos danos já causados pelas represas, principalmente para a região do Baixo São Francisco. Somente por este motivo, você morador ribeirinho deve participar desse seminário para saber o que um futuro muito próximo reserva para quem vive perto da foz entre Alagoas e Sergipe. Participe!


Informações pelos telefones (82) 96225584/88862294 – Professora Benalva