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Movimente-se

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Movimente-se

Tem sido cada vez mais frequente encontrarmos reportagens na mídia a respeito dos benefícios do exercício físico para a saúde. A popularização desse tema deve-se ao expressivo crescimento do número de pesquisas nessa área nos últimos anos.

À medida que as pesquisas avançam, mais benefícios são descobertos, melhores formas de aplicação são discutidas e tudo isso contribui para o enriquecimento da literatura científica e para a qualidade de vida das pessoas.

Hoje já se sabe que o exercício é um forte aliado no tratamento de várias patologias crônicas que afetam grande parte da população, como a artrose, a hipertensão, o diabetes…

Mas afinal o que o exercício tem de tão bom para nos oferecer?

Pois bem, primeiro é importante entendermos a diferença entre os termos “Atividade física” e “Exercício Físico”. A atividade física é qualquer movimento que realizamos com o nosso corpo em nossa rotina, que resulta em gasto energético, como lavar os pratos, varrer a casa, subir ou descer escadas. O exercício físico é um tipo de atividade física planejada, organizada, onde se tem um objetivo a alcançar e é orientada por profissionais capacitados que seguem critérios cientificamente respaldados, como os exercícios que estamos habituados a ver nas academias.

Quando nos exercitamos da maneira correta, todo o nosso organismo recebe as influências positivas desse ato, seja em curto ou em longo prazo. O corpo vai se modificando através de adaptações cardiovasculares, como o controle da pressão arterial; do fortalecimento do sistema de defesa; da potencialização da ventilação pulmonar; do aumento na utilização da gordura como “combustível”, contribuindo para a perda de peso de forma saudável; da regulação hormonal; do controle da glicemia; do incremento de força e potência musculares; da inibição de desordens de caráter psicológico como a depressão e a ansiedade, dentre outros tantos efeitos. Logo, nos proporcionamos mais momentos de bem-estar, nossa saúde vai melhorando, ganhamos vitalidade, serenidade, e isso é possível para todas as idades.

Há algum tempo, a recomendação geral a respeito da frequência da prática de exercícios era de até três vezes por semana, atualmente recomenda-se até cinco dias, intercalando treinos de flexibilidade, aeróbico e de força muscular.

Por isso, aproveite a dica, movimente-se e viva de bem com sua saúde!

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