Como forma de protestar contra a atuação dos mototaxistas em Penedo, os ônibus coletivos que fazem linha na cidade assim como os taxistas realizarão uma paralisação na próxima quarta-feira, 27 de junho. A informação consta em um ofício enviado ao portal de notícias aquiacontece.com.br pelos representantes legais da Associação dos Empresários de Transportes Coletivos e da Associação dos Taxistas, ambas sediadas no município ribeirinho.
Ainda de acordo com o ofício, a medida visa pressionar as autoridades competentes para que elas ajam com mais rigor na fiscalização e controle do transporte clandestino de passageiros. Alguns dos taxistas contrários aos mototaxistas alegam que muitos deles atuam na cidade de forma irregular, como por exemplo, sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sem o capacete, equipamento que comprovadamente salva vidas.
Aproximadamente 70 pessoas estão atuando no ramo em Penedo, mesmo a profissão não sendo regulamentada no município. Há quase um ano atrás, uma associação foi criada para lutar pela regulamentação do serviço na cidade que já existe de forma legalizada, em muitos municípios do Brasil.
Tramita na Câmara de Vereadores de Penedo, um projeto de lei de autoria do parlamentar Alcides Andrade Neto (Cidoca) sobre a regulamentação do transporte de passageiros por mototáxis. No entanto, a aprovação da matéria não significa que o transporte será autorizado de imediato, pois é preciso ainda a sanção do chefe do Executivo Municipal, autorizando ou vetando o serviço na cidade.
Recentemente o prefeito Israel Saldanha (DEM) solicitou ao comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar que coibisse o exercício da profissão no município ribeirinho, causando revolta em toda a categoria que luta diariamente pela legalização do serviço.
Em outra oportunidade, membros da categoria procuraram a reportagem da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), para pedir apoio na luta pela regularização do serviço na cidade. Grande parte da população apoia a iniciativa. Confira o áudio da entrevista.