×

Cultura

Motorista produz miniaturas perfeitas de veículos

A coleção de miniaturas produzida por Josualdo dos Santos está exposta no escritório central do Grupo Carlos Lyra, em Maceió

Mãos habilidosas, criatividade e muita determinação. Assim podemos definir a arte de Josualdo dos Santos, um jovem colaborador da Usina Caeté S/A – Unidade Cachoeira, que encanta a todos com suas miniaturas. O que antes poderia ser descartado no lixo, transforma-se numa expressão da mais pura arte e impressiona pela riqueza dos detalhes.

Natural de Campo Alegre, Josualdo dos Santos atua na Cachoeira há três anos. Desde então, o colaborador deu início ao seu desejo de produzir miniaturas dos caminhões, carregadeiras e tratores que via com frequência no seu dia a dia de trabalho no campo. “Iniciei como trabalhador rural do setor de irrigação”, relembra.

Em pouco tempo, o habilidoso artesão que passou a ocupar a função de ajudante de bombeiro começou a trabalhar nas pequenas réplicas dos automóveis. “Sempre fui fascinado pelas miniaturas de veículos. Quando vi que podia crescer aqui na empresa, vendi uma coleção que possuía para classificar minha carteira de motorista, o que me permitiu hoje conduzir o caminhão do bombeiro”, relata emocionado.

Fotografias para registrar detalhes

DivulgaçãoConvivendo em um ambiente que aguça cada vez mais sua criatividade, Josualdo não deixou escapar nenhum detalhe. Com uma máquina fotográfica em punho registrou cada detalhe daqueles que seriam transformados em curiosas miniaturas. “Certa vez fui explicar ao encarregado do setor o porque das minhas fotos. Ele poderia achar meio estranho meu modo de agir”.

Autodidata, Josualdo mantém na simplicidade das palavras o encantamento por suas obras e contagia pela vontade de aprimorar ainda mais sua arte. No início as miniaturas eram desenhadas. Atualmente, para produzi-las ele recorta as peças, numa escala de 1.87. Como matéria-prima Josualdo utiliza tubo de PVC, arame, cartão telefônico, palito de dente, hastes flexíveis e linha. Um pequeno alicate, pinça, lima e lixa d´água, além de cola de alta abrasão, são suas principais ferramentas.

O tempo médio gasto na produção de uma peça é de aproximadamente duas semanas. Ao todo, o habilidoso artista já fez cerca de 50 miniaturas. Muitos detalhes como eixo, suspensão e amortecedores são reproduzidos minuciosamente. “Tinha a idade do meu filho, hoje com 8 anos, quando construí meu primeiro carrinho, utilizando lata de óleo. Naquela época meus pais não podiam comprar brinquedos com a facilidade que temos hoje”.

Miniaturas estão no escritório do Grupo Carlos Lyra

Josualdo, que não consegue disfarçar a satisfação com o resultado de seu trabalho, assegura que já passou cerca de 12 horas ininterruptas na produção de suas miniaturas. “Quando a inspiração vem, não consigo parar”, revela o artesão que teve a sua vasta coleção adquirida pela direção do Grupo Carlos Lyra. A divulgação das miniaturas na mídia despertou o interesse da direção da empresa, réplicas que agora estão expostas no escritório central do Grupo Carlos Lyra.

Entre as peças adquiridas produzidas por Josualdo constam caminhões reboque para cana picada – mais conhecidos como bazucão -, tratores, carregadeiras, caminhões plataformas, caçambão com sistema hidráulico, gaiolão e caminhões-reboque para cana inteira. Os próximos desafios são as carregadeiras Bells, muito utilizadas em áreas de topografia acidentada, como é a característica da Unidade Cachoeira, e uma maquete da usina que lhe proporcionou oportunidade de trabalho e inspiração para sua arte.

As miniaturas não só retratam com fidelidade os detalhes como também já trazem pequenas adaptações, a exemplo do caminhão do bombeiro, que Josualdo produziu com uma grade de proteção para facilitar o acesso no canavial e que evitaria danos maiores ao radiador, uma peça bastante afetada quando o bombeiro precisa combater um incêndio em local de difícil acesso.

Adaptação em miniatura será testada no veículo originalDivulgação

Para o supervisor de motomecanização da Cachoeira, Rafael Bomfim, entusiasta do trabalho de Josualdo, as miniaturas retratam seu grande talento e potencial. “Ideias novas são sempre bem-vindas”, afirma Rafael, numa referência à grade de proteção sugerida pelo colaborador e que serão adotadas nos três caminhões de bombeiro para a próxima safra. “Estimular a criatividade e a participação de todos num processo de melhoria contínua é uma prática da nossa empresa”, complementa.

“Dedico cerca de 10 dias por mês para esse trabalho. É impressionante como o tempo passa rápido quando estou produzindo. Sinto-me satisfeito e compensado com o reconhecimento dos meus colegas e amigos”, finaliza Josualdo.