×

Maceió

Motolância do Samu fecha 2013 com 424 atendimentos

Em janeiro deste ano, motossocorristas atenderam 42 vítimas

Para agilizar, ainda mais, o atendimento de urgência e emergência, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), criou há um ano e dois meses o Serviço de Motolância. Somente em 2013 o serviço realizou 424 atendimentos. Durante o mês de janeiro deste ano, os motossocorristas realizaram 42 atendimentos. Em Maceió o serviço funciona com dois técnicos de enfermagem diariamente das 7 às 17 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.

A perspectiva é que, ainda este ano, a Sesau amplie a frota de motolância, passando de duas para cinco motos, segundo o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado. De acordo com ele, o principal objetivo dos motossocorristas é chegar rápido ao local do acidente, visando estabilizar clinicamente o paciente. Estes profissionais isolam o local da ocorrência, garantido a segurança da vítima e da equipe, até a chegada de uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (UBS) para transportá-la para um hospital mais próximo.

Por razões de segurança, os profissionais não realizam atendimento no horário noturno e em dias chuvosos. “A segurança dos nossos motossocorristas é fundamental. Por isso, todos recebem, além de um rigoroso treinamento, os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] para que os riscos da atividade sejam minimizados”, destacou o gerente.

De acordo com o motossocorrista Luciano Rodrigues, os atendimentos que são mais realizados são de queda de moto, colisão entre carro e moto, carro e carro, queda de altura (escada, barreira e de árvore). “Nosso objetivo é reduzir, ao máximo, o tempo-resposta no atendimento e, com isso, minimizar as possíveis sequelas e, até mesmo, evitar o risco eminente de morte dos pacientes atendidos”, destacou.

Um caso que chamou a atenção do motossocorrista foi um atendimento realizado no bairro de Benedito Bentes, no último dia 20, quando Adriano Carmo da Silva, 38 anos, caiu de uma altura de 10 metros, quando fazia a manutenção de uma torre de telefonia. A vítima teve fratura de fêmur, de punho e ficou inconsciente, além de apresentar hemorragia e foi encaminhada para o HGE, onde permanece internado na UTI.

“Chegamos no local cerca de 3 minutos após a primeira chamada, tendo em viste que estávamos na região do Tabuleiro. Cumprimos nossa missão, isto é, estabilizamos o paciente e solicitamos uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), visando transportá-lo para o hospital”, relata o motossocorista Luciano Rodrigues.

“A moto facilita a chegada no local do acidente, garantido os primeiros atendimentos ao acidentado por nossos motossocorristas”, destacou o gerente geral do Samu Maceió, Lucas Casado, ao acrescentar que a motolância é um serviço que já conta com a aprovação da população alagoana.