×

Cultura

Mostra Sururu de Cinema Alagoano começa nesta quinta-feira, 25

Entrada é gratuita e, ao final das exibições, serão realizados debates

Em sua terceira edição, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano acontece durante os dias 25 e 28 de outubro, a partir das 20h30, no Cine Sesi. Durante o evento, que tem entrada gratuita, serão apresentados ao público curtas do gênero ficção, experimental e documentário. Ao final de cada sessão, os realizadores vão participar de um debate com o público.

Na abertura, serão exibidos os curtas Memórias de uma Saga Caeté, de Pedro da Rocha (Doc.); Borboletas Delicadas, de Wladymir Lima (Exp.); Fênix, de Anderson Barbosa (Ficção); Todavia, de Alice Jardim (Exp.), e Interiores ou 400 Anos de Solidão, de Werner Bagetti (Doc.). Logo após, será realizado um coquetel de abertura.

Já na sexta-feira (26), serão exibidos 12:40, de Dário Júnior (ficção); Um Filme que Passou em Minha Vida (Doc.), de Lucciana Fonseca; Farpa, de Henrique Oliveira (ficção); Do Barro à Louça, de Alice Jardim (Doc.); Um mal chamado Arte, de Mario Zeymison (Exp.) e Werner Bagetti, Exú – além do bem e do mal (Doc.).

No penúltimo dia da mostra, será a vez dos curtas A Banca (ficção), de Aloísio Leahy; Rainha (Doc.), da Direção Coletiva; Sobre Relógios, Sonhos e Liberdade (ficção), de Ailton da Costa; Barro do Muquém (Doc.), de Alice Jardim (Doc.), e O Que Lembro, Tenho (ficção), de Rafhael Barbosa.

No encerramento, haverá a exibição do longa-metragem A Volta pela Estrada da Violência (1971), produzido pela Caeté Filmes do Brasil. Após a exibição, acontece a cerimônia de premiação e homenagens.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Alagoas (ABD&C/AL) e tem o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Algás.

Premiação

Este ano, as categorias dos curtas de ficção e documentário concorrem ao prêmio Algás, no valor de R$ 3.000,00. As categorias técnicas de melhor direção, melhor roteiro, melhor ator, melhor atriz, melhor direção de fotografia e melhor montagem contarão com o prêmio de R$ 1.000,00, além de novo troféu Sururu, criado pelo do estúdio Maia Piatti.

Mais informações pelo telefone (82) 9928 8228 e no site http://abdc-al.blogspot.com.br/.