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Sergipe

Mostra Pedagógica reúne projetos em alfabetização de crianças

A Mostra Pedagógica ‘ Os fazeres e os saberes nos anos iniciais do ensino fundamental’ está sendo promovida nesta quinta-feira, 11, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). No evento, que acontece no Centro de Convenções de Sergipe, estão sendo apresentados projetos exitosos de professores do ensino fundamental menor (do 1º ao 5º ano) nas escolas da rede pública estadual.

O objetivo desses trabalhos é o cumprimento das metas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Governo Federal que busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Além de exposições, o evento contou com apresentações artísticas dos alunos, palestras do professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antônio Vital Souza, e do diretor do DED/Seed, Manuel Prado.

De acordo com a diretora do Serviço de Ensino Fundamental da Secretaria, Maria José Vieira, a Mostra se tornou um espaço de troca de experiências. “Este evento é um ambiente para a socialização de toda a produção que foi construída ao longo do ano, envolvendo professores e alunos nesse processo pedagógico. Todo o material aqui apresentado foi produzido e utilizado como recurso didático nos anos iniciais do ensino fundamental. O evento é aberto não só aos professores da rede que queiram trocar experiências, como também a alunos dos cursos de pedagogia que queiram conhecer esse trabalho, e ao público em geral”, destaca a diretora.

Manuel Prado, diretor do Departamento de Educação (DED/Seed), destacou a importância do PNAIC. “O Pacto é um programa do Ministério da Educação ao qual a Seed aderiu e que tem atuado há dois anos aqui no estado a partir de encontros sistemáticos dos professores com outros docentes da rede que são os monitores nos processos de autoformação”, acentuou Manuel.

A partir desses encontros, ele disse que os professores são apresentados a textos que lhes permitem refletir sobre a prática docente, os processos de alfabetização e a produção de material didático para desenvolver as atividades escolares. “Esta Mostra tem por finalidade dar visibilidade ao trabalho dos professores e sensibilizar aos visitantes de que é preciso uma mobilização conjunta de toda a rede para que se possa cumprir as metas de alfabetização na idade certa”, declarou Manuel.

O diretor do DED também foi um dos palestrantes e discorreu sobre a diversidade no currículo escolar. “A diversidade no currículo é um dos temas caros ao debate educacional brasileiro, um dos eixos que compõem o documento referência da Conferência Nacional de Educação, e se constitui como diretriz para as práticas educacionais brasileiras. Este tema vem chamar atenção para o fato de que o Brasil é um país marcado por muitas diferenças e que a escola, como uma grande instituição social que forma cidadãos, deve legitimar e criar espaços de incentivo às diferenças e respeito à diversidade”, explicou Manuel sobre o tema da palestra.

A diretora de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, afirmou que os efeitos do PNAIC já começam a aparecer. “Como o PNAIC vem preparando esses professores, eles se sentem mais motivados e seguros. Eles recebem orientações que vêm surtindo efeito na alfabetização de alunos do 1º ao 5º ano, para que as crianças terminem esta etapa sabendo resolver as quatro operações matemáticas e também sabendo ler de maneira interpretativa, não apenas técnica. Este é o objetivo de todo esse esforço e nós já começamos a ver sinais de melhora e, em breve, teremos resultados expressivos para a sociedade”, afirmou Nádia.

Experiências

As Diretorias Regionais de Educação (DRE) montaram stands com projetos desenvolvidos nas diversas escolas dos municípios circunscritos a elas. Foi o caso da Escola Padre Leon Gregório, de Nossa Senhora da Glória (DRE 09), que apresentou aos visitantes o Cantinho da Leitura.

“Algumas crianças chegam tão tímidas à escola que os professores não sabem como trabalhar com elas. Então, nós criamos o Cantinho da Leitura, através do qual nós propomos que ela conheça o mundo através das imagens, dos livros. As ilustrações são muito importantes para aquelas que ainda não sabem ler. Também confeccionamos fantoches que ajudam a despertar ainda mais o interesse delas”, explicou a professora Jussara Amaral Pereira e Souza.

Já Sandra Idalino, orientadora de estudo do PNAIC na DRE 08, que abrange os municípios da Grande Aracaju, destacou os projetos voltados para o estímulo das habilidades matemáticas, um dos focos do programa. “Estamos mostrando a vivência dos professores alfabetizadores e que a alfabetização é um processo de letramento, na perspectiva de uma educação mais voltada para a vivência dos alunos. Nós extraímos deles informações de seu cotidiano e trazemos para a sala de aula, ou seja, nós partimos de uma releitura de mundo deles. Dessa forma, o aprendizado fica mais lúdico e interessante”, declarou.

Interessada em colher idéias para desenvolver em sala de aula, a professora Angélica Bispo, do município de Canhoba (DRE 06), prestigiou o evento. “Vim em busca de idéias para levar para os meus alunos. Acredito que essas práticas pedagógicas facilitam o aprendizado e alfabetização”, disse.