Todos os ritmos e um só movimento. Este é o objetivo do Projeto Dança Viva, que vai promover a 5ª edição da Mostra Miguelense de Dança. De 26 a 30 de abril, o município de São Miguel dos Campos vai receber bailarinos de todo o Estado, com o único objetivo de difundir a dança alagoana.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está apoiando o evento que contribui para a divulgação da cultura alagoana. Segundo o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, é sempre importante apoiar essas eventos que tenham como principal objetivo proporcionar difusão cultural, entretenimento, além do envolvimento da comunidade com as atividades culturais desenvolvidas.
O evento tem início na terça-feira (26), às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com palestras da bailarina e professora Eliana Cavalcanti e da coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Isabeli Rocha. A noite, haverá o II Congresso Técnico de Dança.
Na quarta-feira (27), vão acontecer as oficinas de dança. Às 8h, na Profits Academia acontecerão as aulas de sapateado. Às 10h, as de dança afro, no ginásio de esportes. Na ACA Academia, a partir das 14h, aulas de hip-hop e no mesmo horário, na Academia Dynamus vai ter aula de dança contemporânea. À noite, acontecem as aulas de jazz, também na academia Dynamus. A programação é gratuita.
Na quinta-feira (28), a partir das 9h, grupos de dança vão se apresentar na Praça da Matriz. Na sexta (29), em comemoração ao Dia Internacional da Dança, os espetáculos vão acontecer a partir das 20h no ginásio de esportes.
Para encerrar o evento no sábado (30), a partir das 20h, grupos e cias de todo o Estado estarão apresentando seus espetáculos de dança, também no ginásio de esportes da cidade.
Para o coordenador da Mostra, Silvio Ramalho, o apoio dado pelo Estado é fundamental para a realização do evento. “Com o evento estamos trilhando um caminho rumo a consolidar o cenário da dança em Alagoas. Esperamos desenvolver o conhecimento e interesse pela área, levando as pioneiras da dança para palestrar no evento”, explicou.
