×

Maceió

Mostra inédita está exposta no Museu Palácio Floriano Peixoto

Dança afro durante abertura da exposição

Aberta a exposição “Zumba, um pintor negro para o Brasil” está exposta no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) até o dia 2 de fevereiro. A mostra inédita reúne 85 telas de um dos mais importantes pintores negros do Brasil, o alagoano José Zumba. O acervo foi cedido por 29 colecionadores.

A exposição é dividida em quatro ambientes, elaborados pelo artista visual e curador da exposição, Denis Matos. Entre os temas abordados nas telas, é possível encontar tipos regionais, paisagens e folclore.

Durante cerimônia de abertura, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, falou da representatividade da exposição durante o mês de comemorações pelo Dia da Consciência Negra. “A secretaria de Estado da Cultura abre a exposição em homenagem a Zumba, fazendo um registro desse momento de valorização e de reflexão sobre a diversidade da cultura de matriz afrodescendente” declarou.

O curador da exposição, Denis Matos, falou da emoção da realização da mostra. “Estou muito satisfeito com o resultado, essa exposição é a realização e um sonho, porque há tempos desejava mostrar o trabalho de Zumba com essa amplitude. Esse artista passou despercebido pelos outros governos e esta iniciativa da Secult resgata o rico trabalho de Zumba que dedicou sua vida à arte alagoana”, destacou.

A viúva do artista, Dona Maria Júlia, prestigiou a exposição na companhia dos filhos e se emocionou ao rever as pinturas do marido. “Lembro-me de todas essas telas, de quando foram feitas, pois eu estava ao seu lado, era à noite que ela costumava pintá-las, em casa”, relembrou.

O empresário Geraldo Gonçalves é um dos colecionadores que cederam obras para a exposição. Das 85 telas expostas, vinte são do acervo pessoal do empresário. “É uma satisfação participar desta iniciativa. A maioria das telas expostas sobre manifestações populares foram encomendas feitas por mim ao próprio Zumba”, afirmou Gonçalves.