ANCINE participa de seminário sobre o audiovisual na 20ª edição do evento
A Mostra de Cinema de Tiradentes, que completa 20 anos em 2017, começa sexta-feira, dia 20 de janeiro, com 108 filmes nacionais na programação. Com o tema “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”, até o dia 28 de janeiro o público poderá aproveitar a programação gratuita do evento, que inclui também o 20º Seminário do Cinema Brasileiro, além de oficinas e manifestações artísticas diversas. A cerimônia de abertura contará com homenagem às atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal, que receberão o Troféu Barroco, e a exibição do documentário “Divinas divas”, estreia de Leandra Leal na direção.
Exibições e premiações
Entre os 108 títulos em exibição, dois são médias-metragens, 72 são curtas, que serão divididos em dez seções (Foco, Panorama, Homenagem, Praça, Cena Mineira, Cena Regional, Experimentos, Formação, Jovem e Mostrinha), e 34 longas, que se dividem em nove mostras temáticas (Aurora, Homenagem, Olhos Livres, Cinema em Reação, Horizonte, Praça, Bendita, Sessão-Debate e Mostrinha).
A mostra Aurora, sessão do evento dedicada a novos realizadores, chega a sua 10ª edição. Além da premiação do Troféu Barroco, concedido pelo Júri da Crítica, a seção contará ainda com a mesa “Mostra Aurora 10 Anos: Percurso e Reflexão”, que trará diretores premiados para o debate.
O Troféu Barroco também será entregue para o Melhor Longa segundo o júri popular e o júri jovem elegerá seu favorito na mostra Olhos Livres.
Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. A programação completa já está disponível no site do evento.
ANCINE no seminário
O 20º Seminário do Cinema Brasileiro deste ano reúne mais de 60 profissionais do audiovisual para discutir e refletir sobre a programação de filmes, políticas públicas para o setor e estéticas do audiovisual brasileiro. Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE, estará presente no evento no dia 25, participando de duas mesas de discussão: “Um olhar sobre o cinema brasileiro” e “Avanços e perspectivas para o setor audiovisual brasileiro”. Ambas mediadas pelo crítico de cinema Pedro Butcher.
Eventos paralelos
A mostra de Cinema de Tiradentes contará também com uma intensa programação de eventos paralelos à exibição de filmes e mesas de discussões. Oficinas, exposições, lançamentos de livros, cortejos, teatro de rua, performances audiovisuais e intervenções artísticas entram para a lista de ações culturais promovidas durante o evento.
