×

Maceió

Mostra Alagoana discute ações de saúde nas escolas

Ação aconteceu na Associação Comercial de Maceió

A II Mostra Alagoana do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas reuniu, nesta quarta-feira (23), professores, alunos, técnicos da Saúde e representantes dos municípios para discutir a importância das ações em saúde dentro do ambiente escolar. A ação, que aconteceu na Associação Comercial de Maceió, reuniu representantes do Projeto Saúde na Escola (PSE), Escola Promotora de Saúde (EPS) e Saúde e Prevenção na Escola (SPE).

O encontro foi uma oportunidade de discutir estratégias de promoção à saúde, práticas sociais, metodologias e planejamento, além de provocar uma reflexão sobre mudança de comportamento e enfrentamento de temas referentes às doenças sexualmente transmissíveis e violência nas escolas.

“A Saúde precisa da Educação como parceira do dia a dia. Precisamos preparar os professores e alunos para um mundo melhor. Capacitar os professores para lidar com as situações de saúde e violência na escola e trabalhar “, explicou superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto.

Durante a mostra, foi realizada uma oficina sobre Cidadania e Diversidade e Saúde Sexual e Reprodutiva, com a professora Ana Ferreira e a assistente social Larice Viana. Também houve a divulgação do livro “A questão do uso de álcool e outras drogas por adolescentes”, de Sóstenes Ericson; e apresentação do grupo de flauta da escola Aurelina Palmeira de Melo.

Na oportunidade, foram expostos banners com experiências exitosas, a exemplo do projeto “Bullyng nas Escolas”, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Limoeiro de Anadia. O projeto tem como estratégia organizar palestras educativas com alunos da escola municipal Nossa Senhora da Conceição, reunir os professores para traçar estratégias de como agir em casos na escola e atividades com a família para combater o bullying no ambiente doméstico.

Como resultado, o projeto conseguiu criar um livro de ocorrência de bullying, reduzir o comportamento agressivo e tornar os professores aptos a lidar com casos de bullying em sala de aula.

Ainda participaram do evento, Karen Costa, consultora do Ministério da Educação; Marly Acioly, coordenadora do PSE da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e Fátima Rodrigues, coordenadora do programa DST/Aids da Sesau.