Bailarinos participam de oficina promovida pela Mostra de Dança
Com o som das batidas das mãos, o coreógrafo da Cia. Repentistas do Corpo, Sérgio Rocha, apresentou um novo conceito de dança aos participantes da oficina “Percussão Corporal em Movimento”, ação realizada dentro da programação da 10ª Mostra Alagoana de Dança. A oficina ocorre até a sexta-feira (17), no Estúdio Jayson França, no Jaraguá Tênis Clube.
Durante a capacitação, os dançarinos aprendem as técnicas de um novo conceito em dança, que extrai do corpo sons e ritmos. Além de coreógrafo, o instrutor Sérgio Rocha é percussionista, cantor, compositor e professor de dança contemporânea, sapateado.
Segundo Sérgio, que atua há 11 anos na Cia. Repentistas de Corpo, esta é uma técnica recente em utilização na dança em todo o país. “A Cia. Repentistas do Corpo foi uma das pioneiras nesse seguimento para a dança. Neste curso, além das batidas das mãos e das partes do corpo, também são utilizados os sons de batidas dos pés do chão e a utilização do recuso da voz com elemento rítmico, por exemplo, sons onomatopaicos”, explicou.
A bailarina Emanuela Guterres, que pratica balé desde de 6 anos de idade, disse que a a oficina é algo totalmente novo. “Nunca tinha experimentado este modo de dançar, aqui estamos utilizando a fala unida aos movimentos. Estou aprendendo a entender melhor os passos da dança através do sons”, destacou.
Já para o músico Klebson Ferraz, participar da oficina ajudará a melhorar seu trabalho musical junto a grupos de dança. “Trabalho com música em espetáculos de dança e esse aprendizado irá ajudar bastante para utilizar novas técnicas de percussão e ritmo nas composições.”, afirmou.
No dia 19 de agosto será realizada a oficina de Dança Contemporânea, com a Cia. Mário Nascimento, com o tema Repertório e Processo de Trabalho, realizada em parceria com o Sesc Alagoas, por meio do Projeto Palco Giratório. A oficina acontece na Academia Jeane Rocha, localizada na Rua Antônio Gerbase, 95, no bairro do Farol.
As inscrições devem ser feitas no Sesc Centro. No ato da inscrição, é preciso levar um quilo de alimento não perecível.
