×

Esporte

Morre no Rio o ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete

Ary Vidal comandou o Brasil em duas Olimpíadas

Ex-técnico da seleção brasileira masculina e uma das lendas do basquete brasileiro, Ary Ventura Vidal, de 77 anos, faleceu nesta segunda-feira (dia 28), no Rio de Janeiro. O enterro será realizado nesta terça-feira (29), em local e horário ainda não confirmados pela família.

“É um momento muito triste para o esporte brasileiro, e muito mais difícil para mim, que sou amigo pessoal dele. O Ary foi um dos melhores profissionais que o basquete já teve, um técnico que deixou sua marca por onde trabalho”, declarou o presidente da CBB, Carlos Nunes.

Com passagem por diversos clubes do Brasil, como Vasco, Flamengo, Fluminense e Minas, Vidal foi campeão brasileiro em 1994, pelo Corinthians de Santa Cruz do Sul-RS. Seu grande feito, no entanto, veio no comando da seleção brasileira. Em 1987, nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, arrancou uma medalha de ouro histórica com a vitória sobre os Estados Unidos na final, consagrando a geração de Oscar e Marcel. O treinador foi terceiro colocado no Mundial de 1978 e ainda comandou a equipe nos Jogos Olímpicos de Seul 88 e Atlanta 96.