×

Esporte

Morre jogador comparado a Pelé na década de 70

Jogador era possuidor de muito talento

Faleceu na noite de ontem, vítima de insuficiência renal, o ex-jogador Washington Luiz de Paula, ou simplesmente Washington, atleta que começou no Guarani de Campinas e foi considerado por muitos jornalistas, na década de 70, o novo Pelé do futebol brasileiro.

Nascido em 23 de janeiro de 1953, em Bauru (SP), o ex-jogador teve passagens pela seleção brasileira olímpica e clubes como Corinthians, Vitória-BA, Noroeste e Guarani. Ele faleceu em um hospital da cidade paulista após uma semana de internação.

Washington foi comparado ao Rei do Futebol pela imprensa devido às atuações na seleção brasileira juvenil que conquistou o Torneio de Cannes (França) em 1971. Com o Rei do Futebol, Washington compartilhava alguma semelhança física, o toque refinado dentro de campo e o fato de ter sido revelado em Bauru. A comparação, no entanto, jogou nos ombros de Washington um peso que ele não queria carregar.

Jornais da época consideraram que o jovem de 19 anos lembrava o Rei do Futebol tanto tanto pela habilidade quanto pelo físico. Num determinado momento, o jogador conseguiu ser convocado para duas seleções, a principal e a olímpica, mostrando o talento que possuía, apesar de não ser o novo Rei do futebol.

Infelizmente, a esperança não se concretizou, apesar do talentoso craque ter defendido a seleção olímpica do Brasil em Munique, no ano de 1972 e jogado posteriormente ao lado de Rivelino, no Corinthians, justamente numa época em que a equipe de Parque São Jorge não conquistava título algum.

O ex-atacante, que em seus últimos anos tinha uma escolinha em Bauru, deixou viúva e quatro filhos. Um deles, Everton, é jogador do Atlético-PR.