×

Penedo

Áudio: Moradores reclamam do abandono de obras públicas em Penedo

Moradora declarou ter medo de buraco engolir sua casa

Moradores da Rua Jatobá, localizada no centro da cidade de Penedo e conhecida popularmente como “Beira da Lagoa”, estão na bronca com a prefeitura de Penedo devido a uma obra em execução no logradouro. De acordo com os moradores da localidade, os serviços estão parados há alguns dias o que tem ocasionado um desconforto e uma série de problemas à comunidade.

A Rua que compreende desde a Praça Jatobá até o ‘Mirante do Oiteiro’, deve passar por uma obra de esgotamento sanitário e alargamento das galerias pluviais, serviços inclusos no projeto de infraestrutura garantido pelo prefeitura quando decidiu junto com outros órgãos pela implantação de suas sedes no local conhecido como aterro da “Lagoa do Oiteiro”, a exemplo do INSS e Fórum que terão em breve os novos prédios inaugurados no local.

Para a moradora Rosimeire Jordão o problema se agrava a cada dia e com isso sua saúde vai ficando cada vez mais debilitada. Dona Rosimeire diz sofrer de problemas de saúde, não tendo condições de ficar calma quando sai de sua casa e percebe que a cada chuva, o meio fio e sua calçada começam a ceder, sendo engolidos pelo buraco aberto pela empresa para promover o que rege o contrato.

“Eu estou com medo do poste cair e levar junto a minha casa. Já fizeram uma tubulação no outro lado, mas aqui tá tudo parado e ninguém explica o que está acontecendo, pois há dias ninguém aparece por aqui. Desde ontem que eu só rezo e choro”, desabafou a moradora.
Segundo a Secretária Municipal de Infraestrutura, Melissa Mota, as chuvas que caem em Penedo desde essa segunda-feira, 02 de julho, foram fator decisivo para a paralisação das obras no local.

Melissa informou ainda que as obras estão sendo tocadas conforme o prazo estipulado pela empresa responsável, sendo concretizada inclusive durante a semana passada a medição do local, fato que viabiliza a liberação de um montante de R$ 900 mil reais pela Caixa Econômica Federal.

“Infelizmente o pessoal da empresa que está executando os serviços na Rua Jatobá não teve alternativa a não ser parar com os trabalhos devido as chuva. Eu mesma confirmei com o responsável que os trabalhadores estavam no canteiro de obras, mas impossibilitados de trabalharem”, informou por telefone a secretária.

Praça Jatobá

Na Praça que está localizada na parte baixa da conhecida ‘ladeira da bica’, que liga o centro ao bairro Senhor do Bonfim, um quadro de abandono é o real retrado do logradouro. Uma cratera foi aberta há alguns meses, continuando a expor riscos aos transeuntes que passam pelo local e se expõem até os dias atuais. Parte da pavimentação dos arredores da Praça também foi arrancada, mas o serviço que foi iniciado, já passa por meses de paralisação, sendo que até o momento nenhuma satisfação foi dada aos moradores do local.

“Infelizmente até os lanches que eu comercializava aqui na minha mercearia parei de vender, pois depois que abriram aquele buraco e deixaram ao deus dará, a fedentina é insuportável e eu não tiro a razão das pessoas de não quererem mais vir até aqui para lanchar. Enquanto a administração não cumpre com o papel dela, infelizmente quem paga o pato é quem só quer trabalhar dignamente”, desabafou uma comerciante local.