×

Penedo

Moradores do Tabuleiro dos Negros cobram melhorias para comunidade

Comunidade prestigiou sessão itinerante da Câmara no Tabuleiro dos Negros

Os moradores do Tabuleiro dos Negros, a maior comunidade remanescente quilombola de Penedo, cobraram melhorias para o povoado durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores realizada na noite de quinta-feira, 26. As reivindicações definidas previamente foram apresentadas pelo presidente da Associação dos Remanescentes Quilombolas, Claudiano dos Santos Castro.

Diante dos vereadores e do prefeito Israel Saldanha, convidado a participar da sessão, o líder comunitário falou sobre necessidade de ampliação da rede de energia elétrica, do sistema de abastecimento de água, da construção de cobertura para a quadra poliesportiva e de uma escola modelo, além de investimentos em moradia, principalmente para as famílias que residem em casas de taipa.

Claudiano dos Santos também apresentou pedido de perfuração de poços para irrigar hortas comunitárias e proteção para uma fonte de água utilizada pela comunidade. Ele ressaltou ainda que o Tabuleiro dos Negros precisa de um trator adequado para atender a demanda de trabalho no campo e também de uma batedeira de grãos.Divulgação Câmara Municipal de Penedo

No setor de saúde pública, a comunidade onde residem 469 famílias pede uma equipe específica do Programa de Saúde da Família (PSF). Atualmente, além de o atendimento médico acontecer apenas uma vez por semana, a mesma equipe é responsável ainda pelos moradores dos povoados Catrapó, Marizeiro, Itaporanga e Tapera, segundo o presidente da associação criada em 2002.

Pavimentação de ruas, pontos de apoio para transporte coletivo e veículo à disposição da comunidade para transporte de pacientes, principalmente para Maceió, constaram na relação de pedidos. Contato direto com gestores das secretarias municipais também foi solicitado para facilitar o acesso dos moradores ao Poder Executivo e o acompanhamento dos pedidos feitos durante a sessão itinerante.

Os vereadores apoiaram de forma unânime as reivindicações dos moradores do Tabuleiro dos Negros, ressaltando que a realização de sessões itinerantes é uma forma de levar o trabalho parlamentar ao conhecimento dos penedenses.

Além disso, o encontro tem consequências positivas, como frisou o vereador e presidente da Câmara, Manoel Messias Lima, o Messias da Filó (PDT), referindo-se ao resultados obtidos após a presença dos vereadores na Coopenedo.

A articulação entre os parlamentares e os dirigentes da Coopenedo resultou na quitação da dívida dos agricultores com o Banco do Nordeste, débito de cerca de R$ 640 mil. O pagamento que viabilizou a retomada de atividades agrícolas – principal fonte de renda dos associados da Coopenedo – veio a partir das orientações obtidas durante a sessão itinerante para encontrar os meios legais de se revolver o problema.

Da mesma forma, o esforço conjunto entre os governos municipal, estadual, federal, os vereadores e os remanescentes quilombolas podem levar ao êxito na solução das prioridades a serem definidas para atender o Tabuleiro dos Negros.