Pinheiro recebe ações de melhorias
O Pinheiro vive dias bem diferentes desde que foram executadas ações de melhorias pela Prefeitura de Maceió. Ruas pavimentadas e mais iluminadas, além da reforma da unidade de saúde e de uma escola do bairro, mudaram a rotina de quem vive na localidade.
No Conjunto Divaldo Suruagy, após 36 anos de reivindicações, os moradores foram beneficiados com melhorias estruturais. “Rui Palmeira fez algo por nós que era inesperado, pois vivíamos na lama. O conjunto estava muito feio, desvalorizando os nossos apartamentos. Fomos presenteados e isso se aplica a todos que moram no bairro, pois agora temos um posto de saúde totalmente equipado, escola reformada e ruas iluminadas. Quem vem na parte alta reconhece o trabalho que tem sido feito”, disse dona Marly Oliveira.
A mudança na rotina de quem mora no local mudou consideravelmente com a nova iluminação. Inicialmente foram implantados cinco novos postes e oito novas luminárias. Em seguida, foi feita a troca de luminárias de todo o conjunto, que recebeu modelos mais potentes, passando de 70W para 150W.
Para a aposentada Maria Nazaré Lima Accioly, que mora há 35 anos no conjunto residencial, a interação entre os vizinhos só fez aumentar. “Moro aqui há mais de 30 anos. Antes era muita lama e poeira. Claro que depois de algum tempo o conjunto precisava de melhorias e Rui foi o único que olhou para cá. Hoje temos orgulho de morar no Pinheiro, que ficou melhor com a nova iluminação e pavimentação. Agora, para quem mora aqui já pode fazer atividades físicas ao ar livre, chamar os familiares para as festas da comunidade, pois temos mais conforto e segurança”, disse.
No Pinheiro, a pavimentação do Divaldo Suruagy foi realizada com recursos próprios do Município. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) fez a terraplanagem, colocou asfalto, meio-fio e linha d’água dando outro aspecto à localidade. A Rua Sargento Aldo Almeida, que fica nas imediações, também foi beneficiada, atendendo outra solicitação antiga. Não é a primeira vez que a malha viária da região recebe serviços. Em 2015, o corredor de transportes foi revitalizado, o que beneficiou também os moradores do Jardim Acácia, comunidade vizinha.
A saúde também foi melhorada com a reforma da Unidade de Saúde São Vicente. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMF) realizou a reforma total do prédio, que existe há mais de 20 anos, investindo mais de R$ 200 mil. A obra foi custeada pelo Ministério da Saúde e pelo Município.
A unidade agora tem novos consultórios, gabinete odontológico, pintura, rede elétrica e hidráulica renovadas, retelhamento, revestimento cerâmico nas paredes, sala de pré-consulta, farmácia, sala de curativo, recepção, sala de espera, sala de vacinação, serviço social, nebulização, teste do pezinho e teste rápido, arquivo, banheiros adaptados e rampas de acessibilidade. Tudo isso para prestar atendimento de demanda espontânea em áreas como clínica geral, geriatria, pediatria, ginecologia, psicologia e dentista.
A Escola Municipal Radialista Edécio Lopes também foi reformada. A unidade de ensino recebeu troca de revestimento, reforma de salas, refeitório, cozinha, biblioteca, laboratório de informática e dos banheiros beneficiando alunos e servidores.
Para o policial aposentado, José Reis, o trabalho realizado no bairro foi excelente. “A mudança na qualidade de vida de quem mora no Pinheiro foi para mais de mil. Precisamos de mais segurança, que não compete à Prefeitura. Mas na questão de moradia, só temos o que comemorar e agradecer o trabalho executado pela atual gestão”, disse.
