Lixo foi encontrado próximo ao IFAL
Em um terreno que liga a Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves ao bairro Raimundo Marinho, próximo ao Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo, moradores que passavam pela localidade na manhã desta terça-feira (2) tomaram um susto ao encontrarem lixo possivelmente contaminado.
No local foram descobertas agulhas e tubetes de seringas provavelmente usadas e descartadas por quem que não respeitou as normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Segundo o Órgão, pacientes que fazem uso deste material precisam ter cuidado redobrado na hora de descartar os objetos.
Quem for flagrado fazendo o descarte irregular pode ser multado, então os profissionais dos postos de saúde orientam esses pacientes que acumulem as agulhas e seringas em um vidro de conserva com tampa ou em uma garrafa pet.
A quem interessar, o “lixo” pode ser levado nos postos de saúde, na Unidade de Ponto de Atendimento (UPA) ou em qualquer unidade de saúde que os órgãos competentes farão o recolhimento.
São considerados materiais perfurocortantes, segundo a Resolução nº 5/93 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), seringas, agulhas, escalpes, ampolas, vidros de um modo em geral e qualquer material pontiagudo ou que contenha fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes.
