×

Alagoas

Moradores de povoado de Igreja Nova sofrem há quase 30 dias sem água

Situação na fonte responsável pelo abastecimento da Perucaba é de total abandono

Representantes dos moradores do povoado Perucaba, localizado na zona rural de Igreja Nova, estiveram na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para falar sobre o problema da água que há muito tempo castiga a localidade.

De acordo com José Barnabé Filho, os moradores do povoado estão sofrendo muito com a ausência da água e mesmo a comunidade buscando respostas para o problema ninguém consegue precisar o que falta para que a localidade possa voltar a ser abastecida como antigamente.

“Nossa situação é muito triste. Na minha casa mesmo estamos há quase 30 dias sem água, a gente liga a torneira e não sai nada. A fonte que deveria ser usada para enviar água para o povoado é a maior sujeira, com sapos entupindo o cano e muita bagaceira. Sem contar com o reservatório que é bem pequeno”, explicou José Barnabé no microfone da emissora que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco.

Givanilson Fernandes Luiz também esteve na Penedo FM na companhia de José Barnabé. Ao tomar a palavra, o morador do povoado Perucaba se mostrou revoltado com a falta de sensibilidade do poder público e de proprietários de fazendas da localidade que, segundo ele, possuem reservatórios particulares em suas propriedades enquanto a população, inclusive muita gente idosa, sofre todos os dias para ter um pouco que seja de água em suas residências.

“É um absurdo o que está acontecendo na Perucaba e ninguém toma uma providência. No momento estamos sem água, mas quando sai algo da torneira é a maior sujeira. Enquanto isso, em fazendas da região notamos água em abundância, inclusive com desperdício. Como isso acontece eu não sei, só sei que é uma covardia grande conosco”, complementou Givanilson Fernandes.

Os representantes dos moradores do povoado Perucaba também fizeram uma denúncia quanto ao responsável pela casa de bomba da localidade. Segundo eles, o local passa quase que todo o tempo sem ninguém. Apesar dos apelos da âncora do Programa Lance Livre, Martha Martyres, para que alguém da Prefeitura de Igreja Nova entrasse em contato com a emissora para falar sobre o assunto, não houve retorno, mas o espaço continua aberto para quaisquer esclarecimentos.

Vídeos:

1 – Moradores do povoado mostram que nas fazendas situadas na localidade não falta água e registram desperdício:

2 – Enquanto nas fazendas há água em abundância para consumo de gados, no povoado as pessoas sofrem para conseguir um pouco que seja do líquido: