×

Penedo

Moradores de Penedo recebem feijão e farinha enviados pela Conab

Prefeito Israel Saldanha e secretária de Ação Social Elenice Saldanha entregam alimentos em Penedo

Famílias de baixa renda que residem em Penedo estão recebendo alimentos doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), itens que estão sendo repassados pela prefeitura. O órgão do governo federal entregou à administração municipal 45 toneladas de farinha e 90 toneladas de feijão, quantidade fracionada em 5 quilos de cada produto que chegou às mãos de moradores das Vilas Santa Clara, São Francisco e Primavera nesta sexta-feira, 16.

A distribuição aconteceu na sede da paróquia da comunidade construída pela Igreja Católica durante a gestão do bispo Dom Constantino Lüers na Diocese de Penedo. Os alimentos foram entregues pelo prefeito Israel Saldanha (DEM), sua esposa Elenice Saldanha, titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), e o vereador Mário Reis (DEM), líder da bancada de situação no parlamento penedense.

Distribuição não tem caráter eleitoral, segundo os políticos

Auxiliados por servidores da prefeitura, os políticos destacaram que a distribuição não tinha caráter eleitoral – nenhum candidato a cargo eletivo esteve presente à solenidade – e que armazenar os itens para depois do período de campanha significaria desperdiçar os itens. De acordo com Elenice Saldanha, os alimentos chegaram em Penedo no dia 1º de julho, envio que contemplou todos os municípios que prestaram conta da distribuição realizada em fevereiro pela Conab.

“A gente agradece ao pessoal do Tiro de Guerra que trabalhou para descarregar as 1.190 sacas enviadas pela Conab e a Usina Marituba que disponibilizou o transporte para trazer os alimentos da cidade de Santana do Ipanema para Penedo”, destacou a secretária em seu discurso. Ao portal de notícias Aqui Acontece, ela acrescentou que a distribuição será mantida durante o decorrer da próxima semana.

Antes da distribuição para os moradores das vilas, os representantes da prefeitura estiveram no bairro Senhor do Bonfim (Oiteiro), onde também houve a entrega de feijão e farinha e ainda de kits para preparo de filé de peixe, material repassado pelo governo federal aos remanescentes de comunidades quilombolas, condição oficial do Oiteiro. Já no Tabuleiro dos Negros, povoado que também é reconhecido como comunidade remanescente quilombola, além dos alimentos, 32 moradoras receberam kits para produção de doces caseiros e iogurte.