×

Brasil/Mundo

Moradores de favela no Rio ficam isolados durante operação policial

A Polícia Civil do Rio iniciou hoje (5) uma operação conjunta da 90ª (Barra Mansa), com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) em Senador Camará, com desdobramentos na comunidade Vila Aliança, em Bangu, na zona oeste.

Moradores assustados relataram, por redes sociais, que estavam isolados e temiam ações de criminosos que circulavam fortemente armados a pé e com motos. Uma das postagens disse: “A bandidagem está pintando e bordando nas comunidades. Vila Aliança está completamente isolada”. Outras postagens pediam para que a região fosse evitada.

Segundo a Polícia Civil, o motivo da ação é o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Barra Mansa, no sul fluminense. A Polícia Militar também chegou à comunidade, mas enfrenta dificuldades de acesso. Um morador, que teria sido atingido por um tiro, e um suspeito baleado, teriam morrido no confronto. A reportagem da Agência Brasil pediu a confirmação da informação, mas ainda aguarda a resposta da Polícia Civil.

Para dificultar a entrada dos policiais, as principais vias da comunidade foram obstruídas por barricadas instaladas pelos criminosos. As barricadas foram feitas também com pneus, tábuas com pregos e trilhos de ferro.

A SuperVia, concessionária responsável pelo serviço de trens de passageiros no Rio, disse que as estações próximas não sofreram impacto com a operação. Essa era uma das preocupações demonstradas também em redes sociais por pessoas que usam os trens em seus deslocamentos.