×

Alagoas

Moradores da zona rural de Igreja Nova participam de Audiência Pública para debater desabastecimento no Povoado Perucaba

Moradores do povoado se fizeram presentes na Escola Dr Carlos Benigno de Lyra

Os moradores do Povoado Perucaba, comunidade com maior população na zona rural de Igreja Nova, se reuniu na manhã deste sábado, 16, para tratar o desabastecimento que vem trazendo constantes problemas para a população. Com a oportunidade de discutir o assunto na Audiência Pública convocada pela Câmara de Vereadores, moradores do povoado se fizeram presentes na Escola Dr Carlos Benigno de Lyra.

O número de pessoas presentes, apesar de significativo, surpreendeu o vereador Alando Lima (PROS), que em seu pronunciamento fez um desabafo, relatando que o problema de falta de água no Povoado Perucaba era algo sério e que teria que contar com a participação de todos, principalmente daqueles que mais sofrem com o desabastecimento. “Infelizmente encontramos aqui um número bem menor de participantes do que esperávamos. Se tivesse aqui nesse local uma banda de forró, tenho certeza que o local ficaria apertado e não daria pra quem quisesse”, desabafou o vereador.

Para o senhor Cícero João, morador da Perucaba há 20 anos, o responsável pelo abastecimento da comunidade, o servidor público municipal, Jaime Silva, tem feito o impossível para que a comunidade não seja ainda mais prejudicada diante das inúmeras ligações feitas com bombas particulares no povoado. “Temos chamado o Jaime de prefeito das águas, pelo fato dele se preocupar muito com a nossa comunidade e fazer o que pode para que o povo não fique dias sem uma única gota de água nas torneiras. Mas, também sabemos que enquanto uns não tem uma panela de água pra cozinhar, outros tomam banho de piscina e lavam carros tranquilamente, o que nos faz pensar que o problema aqui não é a falta de água, e sim, a má distribuição do líquido”, revelou o morador.

Ainda nos pronunciamentos feitos durante a audiência, revelações preocupantes como a de um morador que contratou serviço de carro pipa e pagou a quantia de R$ 900 (Novecentos reais) somente para dar descarga nos banheiros das casas que são de sua propriedade no povoado. Dona Marilene que há anos também reside no local, disse se revoltar com a situação vivida por muitos moradores que não podem instalar bombas e ficam refém dos que instalam em suas propriedades. “Enquanto alguns têm bomba para encher cisternas e lavar chiqueiros de porco, eu não tenho água para escovar os dentes”, falou em tom de revolta a moradora.

O presidente da Câmara, vereador Cidário dos Santos (PMDB), diante dos fatos apresentados, garantiu que os vereadores sairiam da audiência com o compromisso de se reunir com a prefeita Verônica Dantas (PMDB), onde, juntos, buscariam soluções imediatas para a resolução do desabastecimento na Perucaba. Ele lembrou ainda que o debate tem que ser amplo e com a participação de todos, já que o abastecimento no povoado é feito de forma gratuita pela prefeitura de Igreja Nova. Participaram também da audiência os vereadors José Romualdo, vice-presidente da casa de leis, Dalmo Lino, 1º secretário e o vereador Nado do Povão.