Rodovia AL 110 só foi liberada após agendamento de reunião no DER Arapiraca
Moradores do povoado Gado Bravo de Baixo, situado às margens da rodovia AL 110, em São Sebastião, região Agreste de Alagoas, bloquearam a pista na manhã desta terça-feira, 13. O protesto que durou cerca de duas horas foi realizado para cobrar a instalação de quebra-molas no trecho onde acidentes ocorrem com frequência.
Pneus e pedaços de madeira foram queimados para impedir a passagem de veículos, bloqueios armados nos dois pontos onde a comunidade avalia que devem ser construídos os redutores de velocidade. Manifestantes relataram à reportagem do portal de notícias Aqui Acontece vários casos de atropelamentos, colisões e saídas de pista, acidentes que também registram mortes na comunidade situada a pouco mais de três quilômetros do trevo de acesso à BR 101.
Três quebra-molas para o Gado Bravo de Baixo
Um dos líderes do protesto, José Damião Couto dos Santos, 33 anos, mostrou ofício encaminhado ao DER, documento datado de 26 de abril deste ano que pede a construção de três quebra-molas no Gado Bravo de Baixo. Anexada a um abaixo-assinado com 79 assinaturas, a rreivindicação foi parcialmente atendida. Cerca de um mês depois de encaminhado, o pedido resultou na construção de um quebra-molas em frente à Escola Municipal Joaquim Nabuco.
Como os outros dois redutores de velocidade não foram instalados, a comunidade voltou a se mobilizar. A manifestação chegou ao conhecimento da Polícia Militar que intermediou a negociação, realizada pelo tenente coronel Edivaldo Santos, comandante do 11º BPM. O protesto foi encerrado às 10h30, quando os moradores liberaram a pista por conta do agendamento de uma reunião na sede do DER em Arapiraca.
Reunião marcada para a próxima quinta-feira, 15
O encontro entre representantes do órgão estadual e comissão de moradores do povoado está marcado para as 9h30 da próxima quinta-feira, 15. Apesar do agendamento da reunião, os manifestantes garantiram que se não houver a construção dos dois quebra-molas exigidos, haverá novo bloqueio da rodovia.
