A Cruz de Pedra é oriunda da época da expulsão dos holandeses de Penedo
A restauração da Cruz de Pedra localizada na Praça Clementino do Monte foi iniciada. Em breve, o monumento que desmoronou em decorrência da ação do tempo, sendo encontrado pela população penedense destruído na noite de 23 de abril de 2018, deve estar de volta a seu lugar de origem.
O contrato para restauração do monumento foi assinado em 09 de outubro do ano em curso, ocasião em que o vice-prefeito Ronaldo Lopes assumia a Prefeitura de Penedo, interinamente.
Inicialmente foi realizado um diagnóstico da situação do monumento, que apresentava erosão e fungos, o que deixou as partes metálicas oxidadas. Por isso foi feito o tratamento de fungos, seguida pela extração de pinos oxidados no interior da pedra, além do reforço estrutural do cruzeiro com consolidação do suporte e com aplicação de fungicida.
Durante a reconstrução, foi utilizado o material original em pedra, recuperando as partes danificados, com sua substituição parcial, apenas nos locais onde foi impraticável o aproveitamento. Após reconstituição, o monumento foi impermeabilizado com verniz próprio para pedra.
Todas as etapas estão sendo documentadas fotograficamente, antes e durante a realização dos serviços, com fotografias em papel colorido. Para Ronaldo Lopes, a restauração desse importante monumento é uma ação fundamental para a preservação da história do município.
“Contratamos um profissional especialista em restaurações e assim iremos devolver a população penedense esse monumento histórico do século dezessete. É um marco da nossa história que jamais poderia ser deixado de lado”, declarou o vice-prefeito Ronaldo Lopes.
A Cruz de Pedra é oriunda da época da expulsão dos holandeses de Penedo, representando o marco da Openeda, fato ocorrido em 19 de setembro 1645.
Confira:
