Prédio foi totalmente recuperado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de Penedo
A Prefeitura de Penedo e Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) entregam a partir das 19h30min desta terça-feira, 28 de junho, à população ribeirinha, o prédio do Monte Pio dos Artistas totalmente recuperado. Esta é a 3ª obra já concluída no município com recursos provenientes do PAC das Cidades Históricas.
A atual presidente do órgão que tem a missão de preservar o patrimônio cultural brasileiro, a historiadora Kátia Bogéa, deve participar da solenidade de inauguração em Penedo, ao lado do superintendente do Iphan, em Alagoas, Mario Aloísio Barreto Melo, do prefeito Március Beltrão e do vice Ronaldo Lopes, entre outras autoridades.
O prédio do Monte Pio dos Artistas, que fica localizado na Praça Marechal Deodoro, no Centro Histórico de Penedo, foi totalmente recuperado. A obra, orçada em R$ 360 mil, possibilitou restauro de todos os elementos integrados à sua arquitetura e dos madeiramentos de coberta; a substituição do telhado; e a substituição e atualização dos sistemas telefônicos, elétricos e hidrosanitários.
Além disso, a obra foi realizada em observância a legislações de acessibilidade, com instalação de plataformas elevatórias, inclusão de sistemas de combate a incêndio e luzes de emergência, restauração e/ou substituição de forro e pisos, e pintura em geral. Atualmente, o prédio atende cerca de 50 crianças e jovens de Penedo, a partir dos 08 anos, com curso gratuito de música.
O projeto de restauro do prédio histórico foi elaborado pela Prefeitura de Penedo, em parceria com o Iphan. A gestão do programa na cidade ribeirinha, que fica a cargo do vice-prefeito Ronaldo Lopes, foi reconhecida a nível nacional uma vez que o Município conseguiu ter todos os seus projetos ligados à área de preservação do patrimônio histórico aprovados pelo programa.
Projetos Aprovados
1 – Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo; (Em execução)
2 – Theatro Sete de Setembro (Em execução);
3 – Marina Pública (Em execução);
4 – Cine Penedo;
5 – Monte Pio dos Artistas; (Concluído)
6 – Círculo Operário; (Concluído)
7 – Biblioteca de Penedo; (Concluído)
8 – Chalé dos Loureiros;
9 – Cais da Marina de Penedo;
Total: R$ 20.890.000,00.
