Nova diretoria, encabeça pelo arquiteto André Duarte, foi empossada na oportunidade
Com a presença de diversas autoridades, a Sociedade Monte Pio dos Artistas celebrou na noite desta terça-feira, 08, seu aniversário de 132 anos de fundação. Há décadas a instituição faz a diferença em Penedo, formando gerações com o ensino de datilografia, corte e costura e mais recentemente com aulas de músicas.
A abertura da solenidade, que marcou também a posse da nova diretoria, contou com a participação do presidente da sociedade, André Duarte, do vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, representantes do Exército, Marinha e do Corpo de Bombeiros, empresários e profissionais dos mais variados seguimentos.
Com a formação da mesa as autoridades acompanharam o Hino Nacional Brasileiro, entoado ao som da Banda de Música Maestro Júlio Catarina formada por jovens que aprenderam as sete notas musicais com as aulas ministradas pelo maestro João Batista Rocha.
Seguindo o modelo de comemorações em anos anteriores, uma pessoa foi homenageada por seus relevantes préstimos à entidade. Na comemoração de seus 132 anos, o arquiteto José Vécio dos Martyres foi o escolhido para compor a partir de agora a galeria de ilustres colaboradores da Sociedade Monte Pio dos Artistas.
Em clima de emoção, a radialista Martha Martyres, filha do homenageado, acompanhou a solenidade. Ao agradecer a homenagem, em nome de toda família, a diretora da Rádio Penedo FM falou sobre os trabalhos de José Vécio e a importância de suas obras para o povo ribeirinho. Até hoje existem inúmeras e importantes obras criadas pelo arquiteto espalhadas pelo Brasil, enchendo de orgulho seus conterrâneos.
Restauração
Durante a solenidade, O vice-prefeito e coordenador do PAC das Cidades Históricas, Ronaldo Lopes, anunciou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) deu início ao processo licitatório para reforma do histórico prédio do Monte Pio dos Artistas, obra que contará com recursos do PAC das Cidades Históricas.
O projeto de restauração apresentado pela Prefeitura de Penedo foi aprovado pelo IPHAN e já conta recursos liberados. Atualmente, o prédio atende cerca de 50 crianças e jovens de Penedo, a partir dos 08 anos, com curso gratuito de música. A instituição desenvolve o projeto social inteiramente de forma gratuita
