×

Sergipe

Monólogo ?Minha Vida, Meu Bolero? retoma IV Festival Sergipano de Teatro

A maratona de apresentações do IV Festival Sergipano de Teatro recomeçou na noite desta quinta-feira, 03. Com texto e direção de Hunald Alencar, o monólogo “Minha vida, Meu Bolero”, interpretado pela atriz Walmir Sandes, lotou o Teatro Lourival Baptista. Até domingo, outros cinco espetáculos irão compor a programação da segunda semana do evento.

No quarto de um vilarejo, Walmir encarna a personagem Maria Ipesina do Amor Divino. De maneira tragicômica, ela relata sua vida noturna e boêmia na zona meretrícia aracajuana dos anos 80. Esse já é o segundo monólogo que a atriz desempenha no festival: em 2012, atuou também em “Cárcere do Outono”, igualmente dirigido por Hunald Alencar.

“Às vezes, o público quer assistir a uma peça, mas não tem condições. E o festival possibilita que as pessoas venham gratuitamente e conheçam os textos e interpretações do teatro sergipano”, afirma a atriz. Com 61 anos de idade e 43 de carreira, ela não esconde a satisfação em participar do evento. “Para mim, é um prazer enorme, é minha maior realização. O teatro é o segundo amor da minha vida, porque o primeiro é minha família”, confessa Walmir.

Atraída pela história do espetáculo, a estudante Joelane Silveira compareceu pela primeira vez ao Festival Sergipano de Teatro. “O título da peça me encantou. Vi a sinopse e fiquei identificada com a problemática do texto”, comenta Joelane, que já está se programando para repetir a experiência. “Já peguei o panfleto e pretendo vir outras noites”, garante.

O webmaster Antônio Maccioni já esteve em outras edições do festival, porém, ainda não havia prestigiado nenhuma encenação deste ano. “Gostei muito. Achei incrível a mentalidade e memória dela para um texto dessa extensão”, elogia Antônio. Para ele, além de estimular o público, festival cumpre a função de incentivar a classe artística sergipana. “É uma forma de divulgar a arte do teatro e de desenvolver a cultura do estado”, acredita.

Até 13 de abril

O Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Banese. O evento conta ainda com o apoio do RioMar Shopping e do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Sergipe (Sated/SE).

Todas as apresentações do IV Festival Sergipano de Teatro são gratuitas e acontecem nos teatros Tobias Barreto, Atheneu e Lourival Baptista, no Museu da Gente Sergipana e no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Laranjeiras. A maior parte dos espetáculos apresentados durante esta quarta edição do festival foi escolhida através de uma seleção pública, via edital.