Monja Budista Ani Zamba
No período de 18 a 23 de abril deste ano, estará em Maceió a Monja Budista Ani Zamba, que concederá uma série de ensinamentos, assim como um retiro de 3 (três) dias, em um sítio localizado à beira-mar em Ipioca.
Realmente uma preciosa oportunidade para entender o funcionamento de sua própria mente, relaxar e aprender a meditar com alguém que passou a maior parte de sua vida dedicando-se a isso.
A Venerável Bhikkuni Zamba Chözom, Ani Zamba, como é conhecida, nasceu em Londres em 1948 e tem praticado o Budismo há mais de 40 anos.
Na Ásia, estudou e praticou com alguns dos principais mestres de meditação do século XX, não só com mestres das quatro principais escolas do budismo tibetano, como também das tradições coreana, japonesa, chinesa, tailandesa e birmanesa. É detentora dessas linhagens, sendo uma das primeiras ocidentais a receber ordenação monástica quanto a elas. Detém o título de Gelongma, ordenação máxima para uma monja budista.
Não-sectária, Ani Zamba foi aluna de alguns dos mais renomados mestres budistas de diferentes tradições, incluindo S.S. o Dalai Lama e seus tutores, Kyabje Dudjom Rinpoche e Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, além de Thinley Norbu Rinpoche, Chagdud Tulku Rinpoche, Dzongsar Khyentse Rinpoche, entre outros.
Seu caminho sempre se entrelaçou com muitos projetos sociais em diversos países, como recuperação de viciados em drogas na Tailândia, campos de refugiados no Camboja e no Lar para Destituídos e Moribundos da Madre Teresa de Calcutá, na Índia
Sua abordagem do Budismo é bastante direta, auxiliando as pessoas a transcenderem suas crenças pessoais e se conectarem com a realidade dos fenômenos. Seus ensinamentos focam-se na percepção mental como sendo a causa da felicidade e do sofrimento; também como sendo um meio para a realização espiritual.
Recentemente esteve em retiro fechado por 1 (um) ano, em uma pequena caverna em Mucugê, na Chapada Diamantina.
Agora ela vive no Brasil onde tem grupos e centros de meditação, do Rio de janeiro ao Amazonas. Atualmente, Ani-la dá continuidade ao Projetos Monte Azul Retiros e Visão de Dipamkara, ambos com sede em Mucugê, na Chapada Diamantina, estado da Bahia.
Em Maceió a programação será:
Dia 18/04/2013 (Quinta-feira)- 19h – palestra: “Se desejamos ser livres do sofrimento devemos saber sua verdadeira causa. Se queremos encontrar felicidade genuína, devemos conhecer sua verdadeira causa” – na sede da NAVE – Rua Hélio Pradines, 810 – Ponta Verde (Casa de muro amarelo, duas quadras antes do INEI/COC.
De 19 a 21 de abril – retiro – “Os 6 Bardos – tornando sua vida o caminho para o despertar – Sítio Carababa – AL 101 Norte – Km 16 – Ipioca – AL (vagas limitadas e inscrição prévia)
Dia 22/04/2013 (Segunda-feira) – 19h – palestra: “Mudança de percepção: o necessário para ir da confusão à sabedoria” – no Núcleo de Terapias – Av. Paulo Falcão, 525, Jatiuca – fone: 3235-5573 (Pela Av. Amélia Rosa entra na esquina da Galeria Club Lyon; imediatamente entra na 1ª Rua à esquerda – esquina da Presentaria e Hot Hot).
Dia 23/04/2013 (Terça-feira) – 19h – palestra: “Usando quaisquer circunstâncias e condições que surjam em nossas vidas como o caminho da liberação” – no Núcleo de Terapias – Av. Paulo Falcão, 525, Jatiuca – fone: 3235-5573.
INFORMAÇÕES: 9958-5416 ou 9101-6716 ou ainda pelo e-mail: dipamkaramaceio@gmail.com
Sites:
http//www.dipamkaramaceio.blogspot.com/
Site do Projeto Visão de Dipamkara: http://www.dipamkaras-vision.org/
Podcasts: http://anizamba.podbean.com/
