Skip to content

Monitor da Violência: Alagoas está entre os estados que reduziram mortes violentas no Brasil

  • Home
  • Policial
  • Monitor da Violência: Alagoas está entre os estados que reduziram mortes violentas no Brasil

Blog

Monitor da Violência: Alagoas está entre os estados que reduziram mortes violentas no Brasil

Alagoas está entre os estados que alcançaram redução de homicídios em 2023 em relação ao ano anterior, tanto em números absolutos quanto em termos percentuais. A notícia é destaque de ontem, terça-feira (12) no projeto Monitor da Violência, do portal nacional de notícias G1, com a queda de 1137 para 1131 registros. Inclusive, isso é o mesmo que aponta a tendência dos últimos 11 anos, onde a redução é de quase 50%. Em 2012, foram registrados 2187 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como são chamados os homicídios.

Os números do Monitor da Violência reforçam os dados registrados em 2023 pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Alagoas teve no ano passado o segundo melhor ano de toda a série histórica. Os números do NEAC, que recentemente receberam o reconhecimento nacional como os mais transparentes do país.

Em janeiro, os dados reforçaram a redução registrada no primeiro e segundo semestre de 2023, com uma queda de 6% na segunda metade do ano passado. Em Arapiraca, foram registrados 94 MVIs, uma redução de 36,48% desde o início de toda a série histórica.

Outros comparativos apresentados pelo NEAC mostram a redução de 39% nos casos de feminicídio; de 99% nos assaltos aos ônibus de Maceió e a prisão de 964 foragidos da Justiça.

Não foram somente as MVIs que tiveram redução, de acordo com os dados do NEAC, Alagoas diminuiu o número de roubo a pedestres, carros de passeio, motos e residências, mas o destaque foi para o número de roubos a coletivo. Em 2023 foram registrados 14 casos em Maceió. Quando comparado com 2022 a redução foi de 41,6% e em relação a 2014 a redução é de 99%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também