O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq) deu início, nesta quinta-feira (30), à segunda parte do curso de Avaliação da Conformidade, voltado para conceitos básicos do tema e os principais modelos de certificação. O tema é discutido na sede do Sebrae, em Maceió.
Segundo a palestrante da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade, Ana Valéria, é importante que as empresas estejam preparadas nesse momento de inovação que vive a economia global. “É preciso entender que passamos por profundas transformações em relação ao consumo e a produção de bens e, hoje, vivemos o momento onde inovar os processos produtivos é fundamental para se manter competitivo”, afirmou.
A adequação do mercado aos requisitos do Inmetro e de entidades certificadoras é uma preocupação constante do Estado, pois oferece possibilidade de crescimento e competitividade a Alagoas. O objetivo do curso é orientar gestores, empresários e consultores que atuam na economia local, para promover melhoras na oferta de produtos e serviços.
Atualmente, de acordo com o Inmetro, a busca por modelos de certificação tem aumentado cada vez mais, uma vez que a qualidade de gestão se tornou um diferencial das empresas. Além de contribuir no processo de produção ou oferta de serviço, a gestão da qualidade interage com o aspecto social, de segurança e meio ambiente, temas que ganham cada vez mais relevância na economia.
O evento foi construído através de parcerias entre o Inmeq, Sebrae, Federação das Indústrias (Fiea), Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas e Rede Metrológica de Alagoas.
