×

Cultura

Moda de Alagoas brilha na passarela do 5º MFD

Em sua 5ª edição, o Maceió Fashion Desing foi o evento escolhido para apresentar ao público alagoano a qualidade e beleza da moda feita em Alagoas. Nesta edição, o evento está sendo feito no segundo piso da expansão do Maceió Shopping, e segue até a próxima quarta-feira, 27. Durante a semana, os desfiles iniciam às 19h e encerra às 22h. No sábado e domingo, o evento inicia às 15h com destaque para o tema infantil.

Participam do evento as empresas alagoanas de confecção e moda integrantes da Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecções, tendo como instituições coordenadoras: Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), Sebrae Alagoas, Sistema Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea/ Senai) e Sindicato do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindvest).

Na abertura do 5º MFD, mostrando toda a beleza e originalidade, as peças da Flor de Mandacaru foram o diferencial diante do vestuário de lojas já tradicionais. As peças da Flor de Mandacaru são produzidas pelo Núcleo de Confecções de Santana do Ipanema, estampando a identidade cultural da região. O núcleo, originado no Sertão alagoano, está há mais de dois anos no mercado, já ganharam o reconhecimento dos principais críticos de moda do Estado.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Alagoas (Sindivest-AL), Francisco Acioli, há marcas de empresas participantes que possuem lojas no mesmo centro de vendas, mostrando que o “trabalho está sendo bem feito”. Acioli acrescenta que o trabalho desenvolvido pelo sindicato, com o apoio das instituições, tem qualificado os empresários e colaboradores, e por tabela, otimizando a produtividade.

“A determinação do governador, que considera o setor fundamental para a criação de postos de trabalho na capital e no interior do Estado, concedendo atenção especial ao segmento e agindo na consolidação da cultura empreendedora nessas localidades. O setor e seus pequenos negócios geram riquezas, além de expressar a nossa cultura”, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes.

Mulheres – A presença feminina no setor têxtil e de confecções é forte, como destaca o presidente do Sindvest, que relaciona algumas das empresárias participantes: Márcia Souto Maior, da Menta Limão – roupa feminina; Eunice da Silva Laurentino, da Ankaf – moda feminina; Adilma Farias Lessa, da Adilmania – moda feminina; Maria Goretti, da Idéias do Sol – roupa de praia; Allanne Karine, da Lavickie – lingerie. “Somos a empresa mais nova da cadeia produtiva e estamos nos preparando para instalarmos a nossa estrutura no Polo de Confecções em Murici”, afirmou Márcia Souto Maior, da Menta Limão.

Além dessas empresas citadas, participam da 5ª edição do MFD as empresas: Flor do Mandacaru – Associação das Costureiras de Santana do Ipanema -; Aeroboat ; Linda Fullô ; Gasoline – Lisboa; Trilha da Serra – Associação de Costureiros de União dos Palmares; Água Viva.