Com as obras da avenida Perimetral Oeste prestes a serem iniciadas, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, e da Diagonal, empresa especializada para execução do Projeto de Trabalho Social (PTS), realizaram, na manhã desta terça-feira, 12, uma ampla mobilização com a finalidade de dialogar com a população residente no local onde será desenvolvida a primeira etapa da obra.
Os assistentes sociais e técnicos, tanto da Assistência Social da Prefeitura como da Diagonal estiveram em cada residência, divulgando o plantão social que está acontecendo no Instituto e Creche Menino Jesus, sanando dúvidas sobre o assunto, sobre a obra, e sobre pontos como reassentamento, indenização, se o imóvel será afetado ou não, e orientando para que esses moradores procurem o escritório de atendimento à comunidade. Além disso, foi disponibilizada a realização ou atualização do Cadastro Único dessas famílias específicas.
“Viemos para manter um contato mais direto com todas aquelas famílias que serão afetadas com a construção da avenida. Este é um espaço e um momento de diálogo e acolhimento a essas famílias, para que elas possam fazer a atualização cadastral e do seu Cadastro Único, uma condição para que possam ser beneficiadas com o reassentamento ou com a indenização. É um momento muito importante, pois chegamos próximo dessas famílias, dando todas as informações de maneira clara, neste primeiro momento, sobre como serão afetadas, mas, ao mesmo tempo, como também serão muito bem acolhidas pelo poder público”, explica a diretora de Políticas de Habitação e Transferência de Renda de Aracaju, Rosária Rabelo.
Além de esclarecer dúvidas e dar encaminhamento aos últimos procedimentos de realocação, a Prefeitura de Aracaju oportunizou o cadastramento ou a atualização cadastral do Cadastro Único no próprio local. Tal procedimento garante inúmeros benefícios para o cidadão, como o acesso ao Auxílio Brasil, a Tarifa Social de energia elétrica, entre outras vantagens que podem corroborar neste momento de mudança, em virtude da obra. Para essa ação, a administração municipal levou o ônibus do projeto Assistência Social Presente.
De acordo com a assistente social da empresa Diagonal, Ayara Wanderley, a ideia de levar o ônibus até o local ocorre com o intuito de aproximar todas as ações feitas pela Prefeitura e pela empresa dos moradores que serão retirados do local, assim como garantir que eles possam ser contemplados com o cadastramento ou atualização dos dados do Cadastro Único. “Isto além do Escritório Social que temos disponível na avenida Santa Gleide”, aponta.
“Queremos trazer maior visibilidade, mobilizar as pessoas porque a maioria está participando das reuniões, mas outros ainda não agendaram a reunião, então, temos feito isso no sentido de mobilizar, mas, principalmente, disponibilizar, também, a atualização ou cadastramento do CadÚnico, que é super importante. Agora, teremos uma pessoa responsável por esse cadastramento lá no Escritório, para auxiliar os moradores no que for necessário. Nosso intuito é não deixar de suprir essa população de todo o serviço necessário nessa importante etapa, que marca o início de um grande e projeto”, aponta Ayara.
A moradora Clara Beatriz aproveitou a oportunidade e atualizou seus dados sem precisar ir longe de casa.
“Foi muito importante ter essa ação aqui disponível, na frente da minha casa. Com esse cadastramento, poderemos tirar proveito dos benefícios sociais neste momento. Além disso, marquei de ir na próxima segunda-feira no Escritório Social para acertar tudo que falta para que eu me mude. Estou confiante e espero que seja o melhor para cada um aqui, pois agora, o que nós mais desejamos, é realizar o sonho da casa própria, que ajudaria muito cada família daqui que será removida”, afirmou.
Residente do loteamento Rosa do Sol, localizado no bairro Soledade, Carla Gabriela foi uma das pessoas que foram atendidas na manhã de hoje pela mobilização e demonstrou estar satisfeita com todas as informações que foram prestadas sobre a realocação dos moradores. Mesmo havendo apego sentimental ao local onde reside, atualmente, Gabriela afirmou ver com bons olhos o projeto que foi apresentado sobre a nova habitação que receberá até o final das obras.
“Desde o começo do processo, todas as informações necessárias foram passadas e dúvidas foram esclarecidas da melhor forma. Quando estamos com algum questionamento, a gente liga e eles estão sempre prontos para nos atender. Como seremos retirados das casas, a nossa maior preocupação é saber como vai ser o processo após a retirada, e essa segurança de ter as informações corretas faz com que a gente saia de coração limpo, sem maiores preocupações. No começo, tivemos receio, mas depois foi tudo esclarecido, mostrando o local onde vamos morar, o projeto das casas. Mesmo saindo de um local bom, lá não vai ser diferente, pois vi que teremos tudo, creches, área verde e tudo mais”, destaca Carla.
