Durante o feriado desta terça-feira, 17, em que se comemora o aniversário de Aracaju, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou 45 atendimentos. A unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), é referência no atendimento a gestantes de alto risco, mantendo também a atenção aos recém-nascidos.
De acordo com o superintendente da MNSL, Luis Eduardo Prado, foram realizados 13 partos, sendo oito cesarianos e cinco procedimentos normais. Foram também contabilizadas 28 altas, uma transferência e admissão de 16 pacientes. Já na mesma data, em 2014, foram realizados 36 atendimentos, sendo 12 partos. Desses, seis normais e seis cesarianos.
“Mesmo com essa demanda, as pacientes receberam o atendimento necessário. De portas sempre abertas, a MNSL prioriza o sistema de triagem dos casos recebidos, concedendo às gestantes de alto risco os internamentos prioritários. Assim, prestamos o melhor atendimento e garantimos assistência a todas as pacientes”, afirmou.
Na maternidade, estão disponíveis 43 leitos obstétricos clínicos e 26 cirúrgicos, além de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. O centro obstétrico é responsável pelo atendimento à população, tanto de Sergipe quanto de Estados circunvizinhos. No próprio sistema de admissão, as gestantes são avaliadas, transferidas ou liberadas para o pré-natal.
Huse
Com base em dados coletados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), na última terça-feira foram registrados 255 atendimentos no pronto socorro, sendo que desses, 33 ficaram internados. Um número considerado baixo por se tratar de um feriado. Foram registradas quatro vítimas de acidente motociclístico, uma vítima de acidente automobilístico, seis vítimas atingidas por arma de fogo, três por arma branca, além dos casos de baixa complexidade que acabam sendo atendidos na área azul do hospital.
Diariamente, cerca de 800 pacientes são atendidos no pronto socorro, porém, nos finais de semana, esse número chega a 1.100 atendimentos de urgência e emergência. De acordo com o diretor clínico do Huse, Marcos Kroger, a resolutividade dos atendimentos e a conscientização da população já refletem nesses números.
“Foi um feriado tranquilo, como já não se via há algum tempo. Isso é o resultado da resolutividade dos casos que chegam ao hospital e da conscientização das pessoas quanto aos riscos de unir direção e ingestão de bebidas alcoólicas. São os acidentes de trânsito, sem dúvidas, os casos mais complexos recebidos no Huse”, analisou.
Na Unidade Pediátrica do Huse foram registrados 85 atendimentos. Desses, 14 ficaram internados na unidade. O ambulatório da oncologia realizou 21 atendimentos e no ambulatório da radioterapia foram realizados 11 atendimentos.
