×

Meio Ambiente

MMA e Abras promovem ações pelo Dia do Consumidor

Na data em que o mundo comemora o Dia do Consumidor, 15 de março, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apresentam as estratégias para que o setor varejista consiga cumprir o pacto setorial assumido em dezembro de 2010, que prevê a redução em 30% das sacolas plásticas nas lojas de todo o País até 2013 e 40% até 2015, tendo como base os números de produção do ano passado, estimados em aproximadamente 14 bilhões.

Durante o evento, a Abras irá apresentar o seu Plano de Ação Sustentável, que dedica um capítulo especial às ações de redução do consumo de sacolas plásticas, e demonstrará o que será necessário implementar para que os quase 76 mil estabelecimentos espalhados por todo País consigam alcançar as metas firmadas com o Ministério.

Algumas redes de supermercados saíram na frente e já estabeleceram suas próprias metas, como o Walmart, que pretende reduzir em 50%, até 2013, e o Carrefour, que deseja banir as sacolas plásticas em suas lojas até 2014.

O pacto setorial com a Abras é uma iniciativa que segue as diretrizes da proposta do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) do MMA, que esteve sob consulta pública no final de 2010. Agora o PPCS está em fase de consolidação, e o Plano da Abras constará como pacto setorial para varejo e consumo sustentáveis.

Cartilha – Com apoio da Abras e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), durante o encontro o secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, e a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, lançam três cartilhas da campanha Saco é um Saco, que mostram como organizar campanhas de uso consciente de sacolas plásticas para gestores municipais e instituições públicas e privadas, e dá dicas de redução para consumidores.Serão 15 mil exemplares, sendo cinco mil de cada cartilha. A parceria com a Anamma levará as publicações aos municípios por meio de suas diretorias estaduais, onde gestores públicos e comerciantes locais poderão adotar estratégias que ajudem o consumidor a reduzir seu consumo de sacolas plásticas. Além disso, a associação também distribuirá as cartilhas em seus encontros nacional e estaduais que serão realizados durante o ano.

As cartilhas estarão disponíveis em formato eletrônico (.pdf) no site do MMA, nos sites da campanha Saco é um Saco e dos seus parceiros. Quem tiver interesse também poderá solicitá-las ao Centro de Informação e Documentação do MMA, enviando e-mail para cid@mma.gov.br.
Outros eventos – O Carrefour também participa das celebrações pelo Dia do Consumidor, proclamando nesta terça-feira, em todas as lojas da rede, o “dia sem sacolas plásticas”.

A Coca-cola, por sua vez, promove a exibição do filme Beleza em 108 salas de cinema das redes Cinemark e Arcoplex. A produção será exibida nos dias 16 e 17 de março.