Os comerciantes dos mixes da orla marítima de Maceió devem seguir uma série de normas de funcionamento definidas pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU). Pelas regras fica proibido, por exemplo, a utilização de equipamento de som nesses locais.
Os mixes estão espalhados pela orla marítima no trecho entre o Atlantic, na Pajuçara, e o Posto 7, na praia de Jatiúca. Nesses locais são vendidos lanches como água de coco, refrigerante, acarajé e tapioca. A ideia da SMCCU ao editar as regras de funcionamento – já publicadas no Diário Oficial – é por ordem no atendimento aos clientes.
Além da proibição de som nos mixes, os comerciantes também ficam responsáveis pela limpeza desses locais. Também não poderão utilizar os espaços destinados para depósito dos mixes para preparar alimentos.
As áreas próximas aos mixes também não podem ser usadas para armazenar mercadorias, já que são consideradas áreas de circulação. Os banheiros também não podem ter essa mesma finalidade.
A SMCCU também pede aos comerciantes que façam as instalações elétricas de maneira segura, evitando gambiarras. A sugestão é que qualquer intervenção nesse sentido seja feita com o acompanhamento de um técnico da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima).
A colocação de mesas e cadeiras está liberada, desde que respeitado o limite de sete mesas por boxe em cada mix. A SMCCU alerta que mesas e cadeiras em excesso serão recolhidas ao galpão da superintendência pela fiscalização.
