×

Brasil/Mundo

Mitos e verdades sobre financiamentos imobiliários

Muitas pessoas hoje em dia buscam ter seu próprio imóvel para deixar de depender de alguém para morar ou do próprio aluguel. Mas, a realidade é que a maioria das pessoas do país não possuem dinheiro o suficiente para pagar um apartamento em Pinheiros de uma só vez, geralmente, as pessoas buscam por um auxílio chamado financiamento.

E, dentro do mercado financeiro, existe mais de um tipo de financiamento, e, para que você opte pelo melhor para você e para seu planejamento de vida, a seguir mostraremos alguns mitos e verdades referentes ao financiamento imobiliário, como funciona e quais são as vantagens de optar por comprar um imóvel dessa forma.

As pessoas de baixa renda possuem vantagens em um financiamento?

Esse argumento é verdade. Para auxiliar as famílias que possuem renda mensal baixa para sustentar a família, o Governo Federal possui o método de financiamento Minha Casa Minha Vida, modificando algumas regras desse programa habitacional.

Esse método é importante, pois muitas pessoas de baixa renda não conseguem dar uma garantia de que vão comprar um imóvel, e possuem um rendimento mensal abaixo, geralmente, das parcelas solicitadas para a garantia do imóvel, seja casa ou apartamento studio Brooklin.

Esse programa, em parceria com a Caixa Econômica Federal, consegue administrar melhor o valor das parcelas, deixando de modo mais acessível para que, até mesmo pessoas de baixa renda, tenham a chance de terem sua casa própria.

Os juros dos financiamentos são extremamente altos?

Esse fato é um mito. Em relação aos juros propostos nos financiamentos, atualmente eles variam de 9% a 11% ao ano em instituições bancárias. E, esse é um índice baixo de juros, comparado ao financiamento de um automóvel, por exemplo, que pode a ter uma média de até 26% de juros ao ano.

Além de tudo, a concorrência dos bancos com a Caixa Econômica, que é a primeira opção de financiamento dos brasileiros, fez com que as demais instituições bancárias fizessem taxas de juros mais regulares, com a intenção de garantir mais clientes para esses serviços, principalmente aos que querem uma casa própria ou apartamento no centro de SP.

Imóvel acaba sendo um investimento instável?

Esse argumento acaba sendo um mito. Isso porque o investimento imobiliário acaba sendo um dos mais estáveis e seguros do mercado, isso ocorre pelo fato de casas e apartamentos não perderem seus valores no decorrer dos anos, isso porque o que conta o valor do imóvel é a localização e sua qualidade de espaço, construção, etc.

Os imóveis seguem sendo valorizados mesmo após uma crise financeira, por isso, se sua ideia e adquirir algum imóvel como forma de investimento e garantir um lucro a mais, invista nessa ideia, pois imoveis nunca saem da valorização e as pessoas sempre estão procurando algum que seja melhor para o financeiro delas.