A participação de micro, pequenas e médias empresas (PME's) brasileiras em feiras internacionais vai gerar, a partir de contratos firmados até agosto de 2015, US$ 249 milhões em volume de negócio ao longo de 12 meses para o País.
O valor consta de balanço da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), feito a pedido do Portal Brasil, considerando as empresas nacionais que participaram de eventos de negócios em quatro continentes nos oito primeiros meses deste ano.
A agência de fomento das exportações subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) promoveu a ida de empresas brasileiras para nove feiras internacionais. Foram 272 empresas participantes dos eventos de negócios realizados em países da África, América do Norte, América do Sul e Ásia.
De acordo com o gerente exportação da Apex-Brasil, Christiano Braga, as missões procuram levar empresas que já vendem lá fora, mas buscam “maturidade exportadora”.
Segundo ele, os nove escritório da agência no exterior estão agora mapeando as redes de varejo dos países onde atuam para ajudar as empresas brasileiras a acessar as pontas de distribuição do consumo em mercado como os Estados Unidos e a China. “A gente acredita que nos próximos anos temos chances muito boas de entrada no mercado internacional”, indica.
Resultados
O continente africano recebeu 37 empresas dos ramos de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos (agrícolas e médicos), móveis e materiais de construção. Essas empresas negociaram US$ 73,63 milhões em eventos em Angola e na África Subsaariana, nos quais participaram após mediação da Apex-Brasil.
As outras 167 empresas brasileiras que foram a feiras em países sul-americanos movimentaram US$ 61,92 milhões em negócios relacionados aos setores de tecnologia a informação, eletrônicos, alimentos, entre outros.
Além disso, 22 empresas dos setores de alimentos e bebidas participaram da Feira Sial, realizada em Shanghai, na China. A única participação de empresas brasileiras em evento na Ásia resultou numa corrente exportadora de US$ 48,87 milhões.
A participação de 46 empresas em três feiras dos ramos de bebidas e alimentos nos Estados Unidos resultou na venda de pouco mais de US$ 29 milhões em produtos brasileiros no principal mercado da América do Norte.
