Os consultores do Banco Mundial chegaram ao Estado na última quarta-feira (28) com o objetivo de discutir as próximas etapas da negociação do empréstimo de US$ 150 milhões, que serão aplicados nas ações do Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva (Prepi). No encerramento da missão, feito nesta sexta-feira (30) pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, técnicos do Banco garantiram que a lógica da missão foi atendida e todas as demandas cumpridas.
“Foram três dias de trabalho com as secretarias envolvidas no Projeto para que todas as lacunas sejam fechadas e que nada atrapalhe o inicio da execução do Prepi”, explicou o coordenador do projeto pelo Banco Mundial, Gastón Blanco. “Foi acordado que os processos de contratações e licitações de pelo menos duas atividades de cada secretaria sejam iniciados no mais tardar no próximo mês”, concluiu.
O secretário Luiz Otavio Gomes fez questão de lembrar aos presentes da determinação do Governador Teotonio Vilela durante a reunião da última quinta-feira (29), no Palácio República dos Palmares. “Ao final do mês de março de 2014 cada secretaria precisa ter no mínimo uma atividade iniciada. Essa é a nossa meta, uma obrigação que vamos alcançar. Teremos muito trabalho nos próximos meses, mas adiantando os processos licitatórios não teremos surpresas no ato da liberação dos recursos”, afirmou o secretário.
A consultora Fátima Amazonas, que também estava presente no encerramento da Missão, informou a data para negociação entre o Banco e o Governo, agendada para o dia 17 de dezembro. “Na oportunidade serão discutidas questões burocráticas, como será feito o desembolso e a assinatura de contrato, por exemplo”, finalizou.
O Projeto, que é coordenado pela Unidade Gestora de Recursos Financeiros (UGRF) da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), envolve oito órgãos do Executivo e conta com quatro componentes: Redução da Exclusão, Proteção Contra a Vulnerabilidade e Garantia dos Direitos à Renda, Educação e Saúde; Promoção da Inclusão Produtiva; Fortalecimento Institucional e Administração e Monitoramento do Projeto