A execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Alagoas e seus resultados positivos para os agricultores e para os beneficiários serão conhecidos, durante esta semana, por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
A missão se inicia nesta quarta-feira (21) e segue até a próxima sexta-feira (23). Ao todo, serão visitados cinco municípios do Agreste e Bacia Leiteira. Na quarta-feira (21), a partir das 9h, os trabalhos se iniciam na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em Maceió, onde haverá uma reunião para apresentação institucional do PAA no Estado de Alagoas e orientações sobre o roteiro das visitas.
Em Alagoas, são executadas pelo menos quatro modalidades do PAA. São elas: Compra Direta Local com Doação Simultânea; Modalidade Especial Leite (Programa do Leite); Compra Direta pelas Prefeituras Municipais; e Compra Direta da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As duas primeiras são coordenadas pela Seagri e recebem recursos de um convênio entre o Governo do Estado e a União, por meio do MDS.
“Alagoas será visitada porque o PAA aqui é modelo de gestão para o Brasil. Ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura e garante renda para o pequeno produtor, que vai movimentar a economia local, repassa alimentos seguros, saudáveis e frescos para entidades assistenciais e famílias necessitadas”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.
“O PAA promove a geração de renda no campo, pois consegue adquirir praticamente qualquer tipo de alimento – in natura ou processado – que seja produzido pelos agricultores familiares e repassa esses produtos para entidades assistenciais, que, dessa forma, garantem segurança alimentar e nutricional para milhares de famílias”, garantiu Inês Pacheco, superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, em referência ao PAA Compra Direta Local com Doação Simultânea.
De acordo com o coordenador estadual do PAA Compra Direta Local, Josemário de Medeiros, em Alagoas o programa atende a 25 municípios que, somados, reúnem mais de 500 agricultores familiares. Estes agricultores tornaram-se fornecedores de produtos que vão desde hortaliças, raízes e tubérculos a queijos, ovos, galinha caipira, peixe e mel. “Tudo o que o agricultor conseguir produzir, o programa pode comprar. Até agora, adquirimos cerca de 60 tipos de produtos”, citou.
O PAA Modalidade Especial Leite, mais conhecido como Programa do Leite, adquire diariamente 80 mil litros de leite dos agricultores familiares, organizados em cinco associações e uma cooperativa. O produto é distribuído a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional em todos os 102 municípios do Estado.
Agenda da visita
Nesta quarta-feira (21), após reunião na sede da Seagri, em Maceió, os técnicos, acompanhados por gestores da secretaria, partem para Palmeira dos Índios, onde visitam um armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), às 13h.
Às 15h, visitam a Central de Compras do PAA em Taquarana. Na quinta-feira (22), às 9h, visitam a comunidade Cajá dos Negros, em Batalha, onde a pecuária de leite é a principal fonte de renda dos agricultores. No mesmo dia, às 14h, a visita será a uma comunidade na zona rural de Igací que produz leite de cabra e vende a produção ao Programa do Leite.
Às 15h, haverá uma reunião em Arapiraca para tratar da contextualização do PAA e alternativa para a cultura do fumo, articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e estruturação para venda ao mercado.
Na sexta-feira (23), a partir das 8h, haverá uma apresentação, pela Prefeitura de Arapiraca, da execução do PAA coordenado pelo município. Em seguida, os técnicos visitam agricultores que fornecem ao programa na zona rural do município, vão conhecer também o restaurante popular de Arapiraca e uma padronizadora de farinha de mandioca.