Skip to content

Missa na Catedral oficializa início de governo pastoral de Dom Beto Breis

  • Home
  • Maceió
  • Missa na Catedral oficializa início de governo pastoral de Dom Beto Breis

Blog

Missa na Catedral oficializa início de governo pastoral de Dom Beto Breis

Cajado episcopal foi entregue pelo agora arcebispo emérito, Dom Antônio Muniz (Fotos: Pascom Arquidiocesana)

A Missa em ação de graças pelo início do governo pastoral do arcebispo metropolitano Dom Beto Breis, OFM, reuniu o clero, religiosos, seminaristas, movimentos e fiéis de diversas paróquias neste sábado (20). A celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, no Centro de Maceió.

Após uma longa procissão de entrada com a presença de bispos, padres, religiosos, diáconos, seminaristas e representantes de movimentos, pastorais, grupos e organismos, o início da celebração foi marcada pela entrega do báculo a Dom Beto Breis pelas mãos do arcebispo emérito Dom Antônio Muniz. O cajado episcopal o mesmo usado desde o primeiro arcebispo, Dom Antônio Manuel Brandão (1901).

Com base no Evangelho do 4º Domingo da Páscoa (João 10,11-18), o arcebispo metropolitano associou o perfil episcopal a Jesus, Bom Pastor, e pediu proximidade, comunhão e unidade aos sacerdotes e fiéis, ao citar o lema da Campanha da Fraternidade “Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23,8)”. Dom Beto também falou em sinodalidade ao lembrar que participou nos últimos dez dias da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Ouvi de alguém que um bispo não deveria usar sandálias, tendo em vista a dignidade episcopal. E aqui falo pra vocês: o que faz a dignidade de um bispo não é o que a gente veste ou calça, mas de quem a gente se reveste, que é do Bom Pastor”, disse Dom Beto.

“Aos irmãos sacerdotes, caminhemos juntos com o mesmo cajado, que tem a missão de proteger o rebanho de leões ferozes. Aos fiéis, que são o coração da Igreja no mundo, peço proximidade com toda diversidade, expressões, serviços e carismas entorno do pastor por excelência que é Jesus. A unidade da Igreja não combina com sectarismo, pois é um só rebanho, um só pastor. Ajudem-me com essa proximidade e orações para que eu seja o sinal pastoral de Jesus”, pontuou o arcebispo metropolitano.

Ao final da celebração, o vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, monsenhor José Augusto, fez um agradecimento ao arcebispo emérito, Dom Antônio Muniz, e acolheu o novo arcebispo em nome do clero.

Caravanas

A grande participação dos leigos tornou a Catedral pequena para acomodar a todos. A caravana com 50 fiéis da Paróquia Santa Maria Madalena, de União dos Palmares, percorreu 80km para participar da Missa.

“Para nós é uma alegria muito grande viver esse momento histórico. A nossa paróquia hoje se preparou para hoje estar representada nesse momento de graça e já estamos ansiosos para receber a visita de Dom Beto em nossa paróquia. Estamos rezando muito pelo pastoreio dele”, disse Elisabete Melo.

Já Maria do Amparo Magalhaes faz parte da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) e ficou admirada com a Catedral repleta de fiéis. “A gente se sente muito feliz em saber que cada vez mais a nossa Igreja está crescendo. Tenho certeza que Dom Beto fará um bom trabalho. Vamos rezar por ele, para que nos conduza com muita sabedoria”, partilhou a fiel, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Pitanguinha.

Bispos

Estavam presentes na celebração Dom Paulo Jackson, 2º vice-presidente da CNBB e arcebispo de Olinda e Recife; Dom Antônio Carlos, bispo de Caicó (RN) e secretário do Regional Nordeste 2 da CNBB; Dom Manoel Filho, bispo de Palmeira dos Índios (AL) e Dom Valdemir Ferreira, bispo de Penedo (AL).


Nomeação

Com a renúncia de Dom Antônio Muniz, aceita pelo Papa Francisco no dia 3 de abril, Dom Beto Breis que estava como arcebispo coadjutor desde 6 de janeiro foi nomeado como sucessor.

Quem é o novo arcebispo

Dom Carlos Alberto Breis Pereira ou Dom Beto Breis, como gosta de ser chamado, nasceu em 16 de setembro de 1965 em São Francisco do Sul (SC). É frade menor franciscano desde a década de 1980.

Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro da Bahia (BA) e em setembro do mesmo ano tomou posse como o quarto bispo da diocese.

 

Fonte: Pascom Arquidiocesana

1 thought on “Missa na Catedral oficializa início de governo pastoral de Dom Beto Breis”

  1. Frei Antônio Carlos de Góis Cajueiro, ofm

    Fiquei feliz pela eleição de Dom Beto para Arcebispo de Maceió. Sei que ele é dócil ao Espírito Santo e ama ouvir o Povo de Deus, por isso espero que seja muito proveitosa a toda a Igreja e à população em geral, a presença e ação de Dom Beto em Maceió. Conheço-o desde o tempo de formação em Olinda e de sua ação pastoral de pároco dedicado na Paróquia de Sirinhaém, Pernambuco. Deus o abençoe e a todo o Povo que está aos seus cuidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também