×

Penedo

Ministro Renan Filho explica quais serão os próximos passos após o lançamento do edital da ponte Penedo/Neópolis

O prazo estabelecido para a conclusão da obra é de 36 meses.

Em uma solenidade realizada nesta terça-feira, 3 de outubro, foi lançado o edital para a construção da ponte Penedo/Neópolis, que ligará os estados de Alagoas e Sergipe. Durante o ato administrativo, que ocorreu na sede do Ministério dos Transportes em Brasília, o ministro Renan Filho explicou quais serão os próximos passos.

Para os políticos e autoridades presentes, Renan Filho explicou que, nos próximos dias, publicará o edital com as assinaturas no Diário Oficial, o qual ficará disponível para consulta por parte das empresas e para a apresentação das propostas, até 45 dias contados a partir da data de publicação.

“Esse edital é um regime diferenciado de contratação integrada, que parte do projeto básico que nós fornecemos, muito próximo do executivo. Portanto, a empresa vencedora terá um prazo adicional após esses 45 dias para assinar o contrato e detalhar o projeto, dando início às obras”, explicou.

Ainda de acordo com Renan Filho, esse tipo de licitação não determina um preço de antemão, uma vez que é necessário que as empresas estudem o projeto e apresentem suas propostas com valores e soluções no dia do certame. “Após essa etapa, o DNIT avaliará a situação proposta e o preço adequado para declarar a empresa vencedora”, complementou.

O ministro explicou ainda que a estimativa é de que a ordem de serviço seja dada ainda este ano e destacou que, após todas essas etapas, a empresa vencedora terá no máximo seis meses para iniciar a obra. “Acreditamos que a construção da ponte possa começar antes, já que parte do projeto, como a fundação e a criação do canteiro, pode ser iniciada, abrindo o traçado da rodovia”, complementou.

O prazo estabelecido para a conclusão da obra é de 36 meses.

“No governo do presidente Lula tem sido assim: a gente planeja, organiza e tira do papel. Esse foi mais um importante passo para realização do sonho da ponte Penedo X Neópolis. Juntos vamos em frente fazendo mais pelos alagoanos, sergipanos e por todo o Brasil”, finalizou.

De acordo com o projeto elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a estrutura estará localizada entre as rodovias estaduais AL-225 e SE-335:

• Ponte sobre o Rio São Francisco: 1,18 quilômetro;
• Alças para os acessos e retornos: 3,3 quilômetros;
• Duas passagens de pedestres e ciclistas de 2,3 metros;
• Vão de navegação estimado de 150 metros;
• Duas faixas de rolamento com 3,6 metros.