O Ministros do STJ, Humberto Martins, foi homenageado diante de uma plateia formada por autoridades dos três poderes, com a presença de 11 ministros do STJ, do governador em exercício do Amazonas, José de Melo, deputados, senadores, juristas e magistrados alagoanos.
Enaltecendo o estado de Alagoas, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Soares Martins, começou seu discurso de agradecimento após receber, no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), a Comenda Mérito do Judiciário Desembargador Moura Castro. “Receber essa homenagem representa o sentimento do amor e da gratidão ao meu estado. O sentimento maior do dia de hoje é o de poder representar Alagoas no Superior Tribunal de Justiça”, disse o ministro homenageado.
Humberto Soares Martins relembrou sua trajetória no Tribunal de Justiça de Alagoas, onde foi nomeado desembargador em 2002. “Aqui, no TJ, conheci grandes magistrados, dos quais tive a honra de partilhar discussões e aprendizados”, disse o desembargador em tom de agradecimento, citando o presidente da Corte estadual, desembargador Sebastião Costa Filho.
O ministro lembrou a importância da virtualização do Poder Judiciário brasileiro e do esforço para uma melhor prestação jurisdicional no país. “A celeridade acompanha as inovações da informatização judicial e a virtualização faz parte da vida moderna do Judiciário brasileiro. Estamos na 'proa' e na vanguarda dos processos, e em fase de inovações jurisdicionais em todo país. A Justiça é viável no Brasil”, frisou.
Durante o discurso de agradecimento, o ministro também lembrou personalidades alagoanos, como os escritores Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Lêdo Ivo, Aurélio Buarque de Hollanda. “Somos filhos de uma terra de grandes nomes. É a evocação da terra que faz o brilho de uma poesia”, lembrou o ministro, que não esqueceu de citar importantes nomes da política e das ciências jurídicas. “A vida política da nossa república tem inúmeros alagoanos, como Teotônio Vilela, Floriano Peixoto, Marechal Deodoro e o grande jurista Pontes de Miranda”, pontou o ministro encerrando o discurso de agradecimento com trechos da música Meu Bem Querer, do cantor e compositor alagoano Djavan.
Currículo
Natural de Maceió (AL), Humberto Martins se formou bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 1979. Atuou como promotor de Justiça adjunto, na Comarca de União dos Palmares.
Foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/AL) para o triênio 1998/2000 e reeleito para o triênio 2001/2003. Exerceu atividades, também, no magistério, como professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no Poder Executivo, como procurador do Estado de Alagoas
Em 2002, foi nomeado desembargador do TJ/AL pelo Quinto Constitucional, desenvolvendo suas funções na Primeira Câmara Cível e Seção Especializada Cível e, posteriormente, como presidente da Câmara Criminal do órgão. Serviu, também, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), do qual foi vice-presidente).
Tornou-se Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em junho de 2006. Durante o Biênio 2009/2011, ocupou a Presidência da Segunda Turma e da qual é, atualmente, membro da Primeira Seção.