×

Alagoas

Ministro da Integração visita Canal do Sertão

Em rápida visita ao Estado de Alagoas, nesta quarta-feira (8), o ministro da Integração Nacional, João Santana, aproveitou para visitar o canteiro de obras do Canal do Sertão, no município de Delmiro Gouveia, e realizar uma vistoria aérea da obra. Recepcionado pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Fernando Nunes, e outros representantes da secretaria, o ministro destacou a relevância do avanço da construção e se colocou à disposição para auxiliar o governo estadual na execução da obra.

“O Canal do Sertão é a obra mais importante de Alagoas, pelo menos no que se refere a recursos hídricos. Mais do que um ministro, me considero mais João, nordestino e sertanejo, e estou à disposição do Estado para auxiliar no que for necessário para executar esta obra”, disse o ministro. Antes de vistoriar o Canal, ele conversou com integrantes da Seinfra e da empresa executora do projeto. O secretário Fernando Nunes informou sobre o avanço da construção, cuja primeira etapa já está praticamente concluída.

Primeira etapa da obra dever ser inagurada ainda este ano

“Estamos muito felizes, pois Alagoas finalmente está vendo o Canal do Sertão tomar forma. Já estamos concluindo os primeiros 45 quilômetros e esperamos inaugurar esta etapa ainda em 2010”, avaliou Fernando Nunes. Durante a conversa, o superintendente de Projetos Especiais da Seinfra, Ricardo Aragão, também explicou ao ministro João Santana como será o modelo de gestão da água do Canal. “Essa água vai atender aos pequenos produtores rurais do Sertão. O governo estadual replanejou os perímetros de irrigação de acordo com as reivindicações destes sertanejos, agregando valor ao Canal, adequando o balanço social do projeto e estruturando o sistema produtivo, para atender ao homem simples, que sofre ano após ano com a seca”, explicou Ricardo Aragão.

Com a água do Canal, o governo estadual possibilita aos sertanejos atravessar os períodos críticos de seca sem perder suas produções rurais. Cerca de um milhão de alagoanos, de 42 municípios, serão atendidos com a obra em Alagoas, que, quando finalizada, se estenderá por 250 km.Destes, 45 km já estão praticamente concluídos, a ordem de serviço foi assinada para a construção até o km 64,7 e os contratos já foram assinados para a construção até o km 150. A obra, orçada em R$ 2,4 bilhões e executada com verbas dos governos federal e estadual, foi retomada em 2007, gerando mais de 900 empregos diretos para os trabalhadores locais.