Ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi
O ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi e o presidente da Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, estarão em Alagoas no próximo sábado, 10 de outubro, para autorizar o início imediato de uma das obras mais importantes para o Perímetro Irrigado do Boacica, em Igreja Nova (AL): a substituição da atual estrutura de captação e bombeamento da Estação de Bombeamento Ceci Cunha.
O novo sistema da Estação de Bombeamento Ceci Cunha será composto por dois módulos flutuantes, cada qual equipado com três conjuntos de motobombas de vazão total de 9 m³ por segundo. A obra será executada pelo Consórcio Ceci Cunha, vencedor do processo licitatório realizado pela Codevasf, que terá prazo de um ano para concluir os trabalhos.
A estrutura atual dessa estação de bombeamento foi implantada pela Codevasf no fim dos anos 1990, depois de ter sido transferida do perímetro irrigado do Gorutuba, no estado de Minas Gerais. Com seu uso intenso ao longo dos anos, a estrutura demandava constantes manutenções.
Na avaliação do superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luciano Chagas, a vindo do ministro da Integração Nacional e do presidente da companhia a Alagoas para autorizar o início das obras demonstra a atenção especial do Ministério e da Codevasf com os agricultores familiares do vale do São Francisco.
“Essa nova estrutura flutuante da Estação Ceci Cunha irá reduzir o custo de energia elétrica do Perímetro Irrigado do Boacica, pois são equipamentos novos, e também trarão maior eficiência na irrigação dos lotes dos agricultores familiares do Boacica. É uma obra bastante importante e aguardada há muito tempo por todos os agricultores, porque a atual estrutura possui uma utilização intensa por décadas. Assim ficamos bastante satisfeitos com a vinda, no sábado (10), do ministro e do presidente da Codevasf, para trazer esse benefício tão almejado pelas famílias do Perímetro Irrigado do Boacica, demonstrando seu compromisso com a região e com os agricultores”, afirmou Luciano Chagas.
Para execução da obra, estão sendo investidos pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, cerca de R$ 10 milhões são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A solenidade para assinatura do ato de autorização de início dos serviços ocorrerá no próximo sábado (10), às 10 horas, na sede do Distrito Irrigado do Perímetro do Boacica (DIB), situado na zona rural do município de Igreja Nova.
