“O setor varejista brasileiro é um dos maiores do mundo. É o que mais emprega e com certeza pode ajudar muito a criar um ambiente melhor para ajudar a trazer mais investimentos e a retomada do crescimento da nossa economia”, afirmou o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante encontro representantes do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV).
O objetivo do encontro foi criar um espaço de cooperação entre governo e setor privado para que a econômica brasileira volte a crescer com mais vigor.
Na ocasião, o ministro Fazenda explicou as medidas de ajuste fiscal adotadas pelo governo, destacando que o reequilíbrio fiscal e a solidez das contas públicas são indispensáveis para o desenvolvimento do ambiente de negócios e a recuperação da confiança empresarial. Ele também ouviu as avaliações desse segmento sobre a conjuntura econômica atual e ressaltou que “precisamos unir esforços”.
“Vamos precisar do apoio de todos vocês do setor de varejo. E tenham a certeza de que a economia brasileira tem a capacidade de responder rápidos a medidas de ajustes. Foi assim no passado e tenho certeza de que isso vai acontecer de novo”, disse Joaquim Levy.
A presidente do IDV e do Magazine Luiza, Luiza Trajano, afirmou, em nome dos demais empresários, que o grupo irá apoiar os ajustes pretendidos.
“Ministro, quero dizer em nome de todos que nós apoiamos as medidas de ajustes anunciadas pela equipe econômica”, disse Trajano.
Economia de água e energia
Durante o encontro, o ministro da Fazenda também solicitou aos empresários que se engajem numa campanha para fazer a população reduzir o consumo de água e de energia..
Segundo a presidenta do IDV, o setor varejista pode contribuir com a economia de energia. “O ministro falou que podemos ajudar a fazer uma campanha para a população não desperdiçar [energia]. A gente tem uma linha direta com o consumidor. Podemos pedir para eles economizarem energia. Já estamos fazendo isso em São Paulo”, declarou Luiza.
