
O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, visitou os municípios atingidos pelas enchentes em Alagoas e em seguida concedeu entrevista coletiva no Palácio do Governo, em Maceió. Ele anunciou a antecipação do pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aposentados, pensionistas e demais beneficiários às vítimas das chuvas. “Quando o presidente Lula esteve aqui voltou muito sensibilizado e reuniu conosco pedindo para que todos os ministros se colocassem à disposição para fornecer a estrutura que for necessária às cidades atingidas”.
Gabas informou, ainda, que entre 105 mil e 110 mil pagamentos foram antecipados para as vítimas da enchente nas 27 cidades atingidas – 15 de Alagoas e 12 de Pernambuco. A partir do dia 15 de julho, essas pessoas terão mais um pagamento antecipado. “Esse pagamento é como se fosse um décimo quarto salário e só será pago em 24 parcelas, que começarão a ser descontada somente na folha de outubro”.
O governo federal também autorizou a construção de novos imóveis para atender os desabrigados, dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Quanto às pessoas que tiveram seus documentos perdidos pela cheia, a secretária estadual de Assistência Social, Solange Jurema, disse que o Tribunal de Justiça irá coordenar um mutirão para providenciar a emissão da carteira de identidade, CPF e toda a documentação civil.
Acompanharam o ministro 13 representantes do governo federal, entre eles o secretário de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo; o secretário-executivo-adjunto da Casa Civil, Darci Bertoldo; o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes, e o presidente do INSS, Valdir Moisés.
A comitiva foi recebida pelo governador Teotonio Vilela Filho.