Ministro brinca com a bola ao lado do prefeito Rui Palmeira
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira lançaram oficialmente, nesta sexta-feira (1), o programa do Governo Federal, Segundo Tempo na capital alagoana. O evento aconteceu na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Conjunto Village Campestre. Durante a solenidade, kits com material esportivo foram entregues para diretoras das escolas beneficiadas pelo programa.
Em Maceió, o programa vai atender cinco mil crianças na capital em 50 núcleos de diversos bairros. O programa oferece atividades esportivas, com o objetivo de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos residentes em comunidades carentes.
Rui Palmeira destacou a importância do convênio da Prefeitura de Maceió com o Governo Federal. “O Programa Segundo Tempo é sucesso em todo Brasil e será em Maceió também. Hoje é um dia muito importante e estamos muito felizes. O Governo Federal já é um grande parceiro da Prefeitura. Vamos aproveitar e cobrar do ministro a expansão do Programa em Maceió”, destacou.
Em seu discurso, o ministro Aldo Rebelo ressaltou a retomada do Segundo Tempo em Maceió e reforçou que educação, esporte e cultura são segmentos fundamentais para o desenvolvimento da população. “É um momento muito importante o lançamento dessas ações em Maceió. As crianças vão sair das escolas e irão praticar esporte”, colocou o ministro.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Pedro Vilela disse que o Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. “São cinco mil alunos de 7 a 14 anos que desenvolvem atividades esportivas e complementares, seguindo um modelo que inclui atividades realizadas fora do horário escolar, em espaços específicos, na escola e oferta de reforço alimentar”, revelou.
O Programa Segundo Tempo oferece práticas esportivas como futebol, vôlei, basquete, judô, atletismo e capoeira, além de estimular as capacidades físicas e habilidades motoras. As crianças e adolescentes beneficiados pelo PST terão refeição e assistência pedagógica, durante três dias na semana (segundas, quartas e sextas). Todas as atividades serão acompanhadas por professores e monitores.
Melhoria da qualidade de vida e integração social das crianças e jovens beneficiados são alguns dos pontos fortes do Segundo Tempo. Além disso, o Programa contribui para a diminuição da exposição aos riscos sociais como drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade e trabalho infantil.
O evento contou ainda com as presenças do senador Benedito de Lira; do vice-prefeito, Marcelo Palmeira; da secretária de Promoção ao Turismo, Cláudia Pessoa; da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea; vereadores; entre outras autoridades.
Nesta primeira etapa receberam os kits as escolas municipais Denison Menezes, na Cidade Universitária, Corintho da Paz, no Eustáquio Gomes; Manoel Pedro, no Santos Dumont; Zumbi dos Palmares, no Clima Bom; Jarede Viana e João Sampaio, no conjunto João Sampaio; Suvel Dantas e Zilca de Oliveira, ambas no Tabuleiro do Martins; Escola Luiz Pedro, no Conjunto Luiz Pedro; Donizete Calheiro, no Aeroclube e Jaime de Altavila e Jaime Miranda, no Santa Lúcia.
