×

Esporte

Ministra do STF abriu inquérito contra o Ministro do Esporte

Ministro Orlando Silva está sendo investigado pelo STF

Seguindo determinação da ministra Cármen Lúcia, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar suposta participação do ministro do Esporte, Orlando Silva, em desvios de recursos do Programa Segundo Tempo, programa esse cujo objetivo é incentivar a prática esportiva entre jovens e crianças.

O prazo estipulado pela juíza é de dez dias para que o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU) enviem cópias dos procedimentos abertos para investigar irregularidades nos contratos do programa. Concomitantemente, ela solicitou diligências no inquérito para verificar o suposto envolvimento do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, nos “malfeitos”, já apurados pelo Supremo Tribuinal de Justiça.

Cármen Lúcia espera receber do Ministério do Esporte cópias de documentos que permitam apurar contratos do orgão com a Federação Brasiliense de Kung Fu (Febrak), a Associação João Dias de Kung Fu, o Instituto Contato e a ONG Bola pra Frente. Ao mesmo tempo, requisitou ao ministério cópia de todos os convênios firmados no Programa Segundo Tempo, com o nome do responsável, as cifras transferidas e a situação da prestação de contas. A pasta também tem dez dias para enviar a resposta.

A ministra solicitou também pediu que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) remeta-lhe o inquérito já aberto contra Agnelo Queiroz. Com isso, Carmem quer avaliar se é o caso de unir as apurações de supostos ilícitos cometidos contra o governador e contra o ministro do Esporte em um só inquérito, como sugeriu o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.